Service

Entenda o que é servidor cloud e data center, e conheça as vantagens para a sua empresa

servidor cloud e data center

Empresas lidam com fluxos de dados diariamente, e gerir toda essa informação é algo impossível de se fazer manualmente. Por isso, diversas instituições têm investido em tecnologias para melhorar a gestão.

Pensando nesse cenário, preparamos este artigo para lhe ajudar a entender melhor como funciona o servidor cloud e data center, as diferenças entre esses dois modelos de servidores e como escolher o melhor para a sua empresa. Vamos lá?

O que é servidor cloud e data center?

O data center é uma infraestrutura formada por vários hardwares atuando como servidores. Eles funcionam 24 horas por dia, coletando, armazenando e enviando dados para os demais setores da empresa.

Um data center pode ser criado dentro ou fora do espaço físico da organização. Entretanto, ele precisa de certos cuidados para conseguir funcionar na potência e frequência necessárias: deve estar em um local seguro, com temperatura e umidade controladas.

O custo para manter um data center é bastante alto, já que será necessário comprar equipamentos potentes, bem como lidar com gastos relacionados à energia e à contratação de funcionários para fazer a gestão do setor.

Existem dois tipos de data center atualmente: um físico, no qual todo o hardware é composto por máquinas reais, alocadas no espaço físico da empresa; e o modelo virtual, em que todos os arquivos e processos são feitos digitalmente.

Já um servidor cloud é um pouco diferente: apesar de ter a mesma função de gerir dados, ele não é composto por unidades físicas. Seus dados são armazenados em servidores na nuvem e podem ser acessados facilmente pelas pessoas autorizadas.

Um servidor cloud acaba sendo uma alternativa mais barata para quem quer gerir dados, já que ele é construído praticamente em sua totalidade em um ambiente virtual, precisando de máquinas apenas para fazer o envio e recebimento dessas informações. Também é possível ter um servidor cloud com uma base física, a depender da necessidade da instituição.

Quais são as diferenças entre servidor cloud e data center virtual?

Um dos principais ponto a se analisar entre servidor cloud e data center é que um não é necessariamente uma alternativa ao outro. É possível dar outras funcionalidades a um data center além de um conjunto de servidores.

Entretanto, falando especificamente da função dos servidores, existem algumas diferenças que devem ser levadas em conta ao escolher um dos dois modelos para a empresa.

Um servidor cloud promove uma maior flexibilidade para o gestor, já que possibilita a ampliação ou redução do servidor rapidamente. Já no data center virtual, essa atividade poderá ser um pouco mais trabalhosa.

Além disso, o data center virtual necessitará de uma equipe de TI mais especializada, que não apenas saiba lidar com o fluxo de dados, mas que também possa operar o restante de suas funcionalidade.

Já com um servidor na nuvem, esse trabalho acaba sendo mais fácil e pode ser feito por uma equipe mais reduzida, mesmo tendo uma experiência maior em lidar com o gerenciamento apenas da parte virtual do servidor.

Entretanto, o data center virtual pode trazer mais opções e até mesmo um maior grau de segurança do que um servidor em cloud computing, já que a sua estrutura é mais elaborada, além de contar com uma equipe com um maior grau de expertise.

Como saber qual é a melhor solução para determinada empresa?

Para saber a resposta a essa pergunta, é preciso levar em conta o que a sua empresa está buscando com um servido de armazenamento de dados em nuvem.

Empresas pequenas que não necessitam de um fluxo complexo de informações poderão ter mais benefícios ao investir apenas em um servidor em nuvem. Já empresas maiores, que precisam lidar com um grande número de dados e informações — além de necessitar de um sistema robusto para lidar com outras atividades, como gerir servidores de e-mail ou do próprio site —, devem investir em um data center virtual.

Quer uma dica para conseguir decidir com mais clareza qual é a melhor opção para a sua empresa? Basta consultar um profissional especializado na área, pois ele fará uma análise mais detalhada do seu negócio e poderá informar qual é a melhor solução.

Independentemente da opção escolhida, é importante tomar todos os cuidados necessários para que a empresa consiga utilizar o servidor da melhor maneira possível. Para isso, é importante investir em um bom sistema de segurança, além de uma equipe capacitada.

Com isso, você poderá gerir os seus dados da melhor maneira possível e promover a segurança para os seus usuários, garantindo melhores indicadores e insights que ajudarão a sua instituição a promover melhores produtos e serviços para o seu público.

Como aprimorar um servidor na nuvem?

Você já conta com um servidor em nuvem, mas não sabe o que fazer para usufruir ao máximo da sua capacidade? Primeiro, é importante ter um cuidado especial com a memória, por isso, invista em uma boa quantidade de RAM. Depois, certifique-se de que os equipamentos utilizado são de qualidade.

Além disso, é importante garantir que o sistema operacional utilizado, principalmente no data center, esteja sempre otimizado e seja de última geração. Assim, você terá sempre um alto grau de segurança, deixando as suas máquinas protegidas dos novos vírus e golpes que sejam criados.

A Dimensional Equipamentos é uma empresa especializada em auxiliar o seu servidor cloud e data center, auxiliando não apenas a escolher o melhor tipo de servidor para a sua instituição, como também oferecer equipamentos de ponta para auxiliar no desenvolvimento da sua instituição.

Ao saber melhor o que é servidor cloud e data center, quais são as diferenças entre eles e qual é a melhor opção para a sua empresa, você conseguirá entender como funciona o processo de gestão de dados dentro da organização e qual modelo é o que melhor atende às suas necessidades.

Então, não perca mais tempo! Converse com o seu setor de TI e veja qual opção se adéqua melhora à realidade da sua empresa!

Quer saber mais sobre os nossos serviços? Então, entre em contato conosco e descubra como podemos lhe ajudar!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Service

D+Brain: A Inteligência Artificial na Palma das suas Mãos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos

Service

Conheça o novo site da Dimensional Service

AutomaçãoMaterial elétricoService

Quadros de Distribuição SIEMENS : Proteção em 1º Lugar