Segurança do Trabalho e Epis

Quais são os tipos de vestimenta de proteção?

Vestimenta de proteção: quais os tipos e como escolher?

A vestimenta de proteção é a roupa que protege o corpo de profissionais da exposição a fatores químicos, físicos ou biológicos que possam colocar em risco a sua segurança, saúde ou bem-estar durante a execução de uma tarefa.

Em resumo, estes itens devem proteger as partes superiores e inferiores do torso, pescoço, braços e pernas do profissional de materiais tóxicos, eletrizados, cortantes, temperaturas extremas e outras condições de risco. 

Além disso, esse tipo de vestimenta não pode, de nenhuma forma, afetar a saúde ou higiene do trabalhador. Ou seja, os materiais que compõem a roupa não podem liberar substâncias tóxicas, carcinogênicas, mutagênicas, alergênicas etc.

Quer saber mais sobre os tipos de vestimenta de proteção e como escolher o modelo ideal para cada função? Então, continue a leitura!

Quais são os principais tipos de vestimenta de proteção?

Outros tipos de vestimenta de proteção

Confira outros tipos de vestimenta de proteção e suas principais características:

Vestimenta condutiva para uso em tensão nominal até 800 KV

Essa vestimenta de proteção é usada para oferecer continuidade elétrica entre todas as partes da roupa e, assim, reduzir o campo elétrico e oferecer resistência elétrica. Segundo a ABNT NBR 16135, ela deve ser confeccionada de material natural ou sintético com fibras integrais condutivas entrelaçadas ou em camadas. 

Mas se essa vestimenta condutiva tiver zíperes, botões de pressão, ganchos ou qualquer meio de fixação da vestimenta completa, é preciso ter certeza de que a condutividade elétrica da roupa não seja prejudicada. 

Além disso, ela deve ter resistência à abrasão e rasgo. Se o trabalhador que estiver usando a vestimenta for exposto a uma fonte de ignição, por exemplo, o EPI não pode inflamar ou continuar queimando.

Equipamento de visibilidade aprimorada para situações de risco médio

O equipamento de visibilidade aprimorada serve para garantir que o usuário seja visto por terceiros em situações de risco médio, independentemente das condições de luz do dia e/ou sob iluminação por faróis de veículos ou holofotes no escuro.

A norma EN 17353:2020 assinala os requisitos para estes equipamentos na forma de vestimentas de proteção ou outros que sinalizem visualmente a presença do usuário. Além disso, estes equipamentos podem se dividir em três tipos de acordo com a necessidade de uso:

Equipamento tipo A

Para situações em que as condições de luz do dia coloquem o usuário em risco de não ser visto. Este EPI utiliza apenas o material fluorescente aprimorado como componente de visibilidade.

Equipamento tipo B

Para situações em que o usuário corra o risco de não ser visto em ambientes escuros. Material retrorrefletivo como componente de visibilidade.

Equipamento tipo C

Para situações em que o usuário corra o risco de não ser visto durante o dia, crepúsculo e escuro. Esse EPI é composto por materiais fluorescentes e retrorrefletivos e/ou de desempenho combinado.

Vestimenta para trabalhos com eletricidade com arco elétrico

Essa vestimenta de proteção tem propriedades de resistência contra efeitos térmicos de arco elétrico. Além disso, é resistente ao rasgo, à tração e ao estouro do tecido de malha da camada externa.

A norma ABNT NBR IEC 61482 aplica-se às vestimentas usadas no exercício de trabalhos onde exista risco de arco elétrico devido ao trabalho com eletricidade.

Todas as peças do vestuário de segurança devem ser inspecionadas antes do cada uso. Em caso de contaminação das peças ou danos, não devem ser utilizadas, bem como as que forem contaminadas com graxa, óleo, líquidos inflamáveis etc.

Além disso, para eficácia da proteção, é conveniente que o usuário não utilize nenhuma peça de roupa que possa derreter sob exposição do arco elétrico.

Como escolher a vestimenta de proteção ideal?

Algumas dicas básicas para escolher a vestimenta de proteção ideal são:

  • escolha um material compatível com a função;
  • considere o tamanho do profissional;
  • verifique o prazo de validade do EPI;
  • atente-se às certificações de segurança
  • avalie a qualidade do material, do acabamento e o custo-benefício da peça.

Mas se mesmo assim precisar de ajuda, conte com a Dimensional! Entre em contato conosco e saiba qual é o EPI ideal para os seus colaboradores!

Esse texto foi útil para você? Então, compartilhe com outra pessoa que também precisa saber mais sobre vestimentas de proteção!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos