Segurança do Trabalho e Epis

Roteiro de Proteção dos Pés

sapatos de segurança

Para a proteção dos pés dos trabalhadores contra riscos de acidentes é necessário calçá-los com Sapatos de Segurança.

Os Calçados de Segurança são Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) exclusivos para proteção dos pés dos trabalhadores de fábricas, da construção civil, de cozinhas industriais e todos os demais que desempenhem atividades que colocam os pés e dedos sob risco de serem feridos.

Para cada segmento, existem normas específicas com relação ao uso de Botas e Botinas de Segurança. Por exemplo, a Norma Regulamentadora 32, informa que os empregadores devem vedar o uso de calçados abertos.

Vamos falar mais sobre proteção dos pés? Leia este blogpost para obter mais informações.

Importância dos pés

Nossos pés são órgãos muito importantes na locomoção humana. A marcha só é possível por conta desses membros, que suportam a distribuição de carga e promovem estabilidade ao corpo. Quando falamos em segurança no trabalho, logo vem à mente os membros superiores e mais delicados, porém negligenciar os pés é um erro.

Os pés e seus componentes não devem ser menosprezados quando atividades de risco são executadas. Essa parte do corpo é requisitada diariamente na realização das tarefas. O pé humano se trata de uma estrutura complexa e merece atenção, para tanto existem Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

O peso do corpo é apoiado por seis pontos de apoio, porém é o osso do calcanhar que suporta quase metade da carga.

O pé é estruturado em três partes: calcanhar, metatarso ou arco do pé e zona dianteira.

Uma estrutura tão forte e tão complexa deve ter a devida atenção e os calçados devem ser confortáveis e adequados para cada tipo de utilização.

O que é um Calçado de Segurança?

Segundo a ABNT NBR ISO 20345, Calçado de Segurança é aquele que incorpora características para proteger o usuário de danos que poderiam advir de acidentes.

Esses calçados possuem biqueiras para oferecer proteção contra impacto e pressão. Podem ser confeccionados em couro, couro dividido, borracha, material polimérico etc.

Os Calçados de Segurança se classificam em:

  • Classe I: feitos em couro ou outros materiais.
  • Classe II: inteiro de borracha, ou seja, é totalmente vulcanizado ou completamente polimérico.

Existem os calçados baixos, as botas meio-cano, as botas de cano longo e as botas de cano extralongo.

Nenhum Calçado de Segurança deve afetar a saúde ou higiene do trabalhador. Isso significa que devem ser feitos de materiais que sejam quimicamente adequados para manter a saúde.

Quando estiverem em uso não devem liberar substâncias tóxicas, cancerígenas, mutagênicas, alérgicas etc.

Palmilhas

A palmilha de montagem é um dos componentes do calçado e não é removível, usa-se para formar a base do calçado e fixa-se ao cabedal.

Palmilha interna é removível ou não do calçado, usada para cobrir a palmilha de montagem inteira ou parte dela.

A palmilha de montagem e palmilha interna não podem ter espessura menor que 2,0 mm. Além disso, o valor do PH não pode ser menor que 3,2.

Palmilhas resistentes à penetração devem ser embutidas dentro da base do sapato e devem ser irremovíveis, exceto as palmilhas não metálicas.

Proteção dos dedos

As biqueiras (destinam-se a proteger os dedos do pé contra impactos até de energia de 200 J e carga de compressão de 15kN) devem ser incorporadas aos sapatos para que não sejam possíveis ser removidas sem danificar o calçado. Isso é necessário para que o Sapato de Segurança não seja alterado pelo usuário e, assim, mantenha a sua função de proteção.

A biqueira não pode ter nenhuma fissura, ou seja, se a luz puder ser vista a partir de alguma fissura, significa que há dano no sapato.

Todas as partes que compõem o Sapato de Segurança foram pensadas e criadas para determinada função. O calçado passa por ensaios e é posto em circulação para atender às necessidades de segurança, quando a biqueira é alterada ou retirada do calçado, não só os dedos são colocados em risco no momento da realização da atividade, mas todo o pé.

Resistência a abrasão

Solas de calçados que não sejam inteiriços de borracha ou de material polimérico não podem ter perda de volume relativo maior que 250 mm3 para materiais com densidade menor ou igual a 0,9 g/cm3 e não podem ultrapassar a 150 mm3 para materiais com densidade maior que 0,9 g/cm3.

Já as solas que são totalmente de borracha ou material polimérico, a perda de volume não pode ser maior que 250 mm3.

Proteção do metatarso

O Calçado de Segurança deve proteger o metatarso, distribuindo para a sola, biqueira e na maior superfície do pé se possível, quando houver impactos, quando esses existirem.

A proteção do metatarso deve adaptar-se ao sapato no lado interno e externo do pé.

Trabalhamos com Calçados de Segurança para as mais diferentes atividades, se você quer que seu colaborador esteja sempre protegido, entre em contato conosco e conheça o nosso portfólio.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos. Aproveite para comentar e nos conte o que mais você gostaria de saber sobre Equipamentos de Proteção Individual.

Saiba tudo sobre o mercado de EPIs em nosso blog.

Ficou alguma dúvida? Fale com nossos especialistas clicando aqui.

Até logo!

Dimensional | A Sonepar Company


Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos

Segurança do Trabalho e Epis

Segurança na Indústria: a solução da Gama Krytech da MAPA para proteção de mãos e braços

Segurança do Trabalho e Epis

Proteção contra cortes: conheça os principais modelos da Mapa Professional

Segurança do Trabalho e Epis

Tudo sobre o Comunicado 57: fim da marcação individual nas luvas descartáveis