Segurança do Trabalho e Epis

Respirador 3M Aura e os EPIS para proteção contra o COVID-19

A pandemia causada pelo vírus COVID-19 expõe a população mundial a uma doença que causa sérias infecções respiratórias. Esse novo vírus coronavírus (2019-nCoV) infecta apenas mamíferos, sua suscetibilidade é alta já que se trata de ser um novo vírus.

A doença é muito contagiosa e toda a proteção é necessária às pessoas infectadas para não transmitir às demais e aos profissionais da área de saúde, bem como a todas as demais que estejam expostas ao risco de contágio.

Entre os EPIs indicados para reduzir o risco associado à contaminação, as máscaras faciais e os respiradores estão entre os mais recomendados.

Saiba quais são os demais EPIs para atendimento às pessoas portadoras do novo coronavírus, em especial, saiba mais a respeito do Respirador Descartável Aura 9320+BR da marca 3M.

Tipos de EPIs para profissionais da saúde

Resumidamente detalharemos os EPIs indicados para os profissionais de saúde manejarem pacientes que foram acometidos pelo COVID-19, segundo o Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus do Ministério da Saúde, Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência.

  • Luvas

As luvas de procedimentos não cirúrgicos devem ser usadas quando houver risco de contato das mãos do profissional com sangue, fluidos corporais, secreções, excreções, equipamentos contaminados etc, a fim de minimizar a possibilidade de transmissão ao profissional de saúde, assim como entre pacientes por meio das mãos do profissional.

As luvas estéreis de procedimentos cirúrgicos são indicadas para realização de técnicas assépticas.

  • Protetor ocular ou protetor de face

Os óculos de proteção ou protetores faciais (cobrem a frente e os lados do rosto) são indicados para o uso quando há exposição do profissional a respingos de sangue, secreções corporais e excreções.

  • Capote/avental

Esse EPI deve ser impermeável e usado durante procedimentos onde há risco de respingos de sangue, fluidos corpóreos, secreções e excreções, a fim de evitar a contaminação da pele e roupa do profissional.

  • Máscara cirúrgica

Seu uso evita contaminação da boca e nariz do profissional por gotículas respiratórias, a uma distância inferior a 1 (um) metro do paciente.

  • Máscara de proteção respiratória

Se há risco de geração de aerossol nos pacientes é necessário que o profissional esteja paramentado com Máscara para Proteção Respiratória (respirador particulado) de eficácia mínima na filtração de 95% de partículas de até 0,3µm (tipo N95, N99, N100, PFF2 ou PFF3).

Respirador Descartável 3M™ Aura 9320+BR

Esse respirador pertence à classe PFF-2 (Peça Facial Filtrante, o número 2 significa eficiência mínima de 94% e penetração máxima de 6%).

O respirador somente terá no mínimo 94% de eficiência, se utilizado corretamente e se for colocado de acordo com os procedimentos corretos. A fim de não contaminar a peça, deve-se sempre retirá-la segurando pelos elásticos que a mantém presa à cabeça do usuário.

O Respirador Descartável deve ser usado em acontecimentos que envolvem surtos de doenças transmitidas pelo ar, entre outras indicações. O respirador cria barreiras contra partículas tão pequenas que não possam ser vistas a olho nu.

Sua composição inclui material filtrante, ou seja, o ar passa através do filtro, para tanto, o respirador precisa estar vedando  para que o ar contaminado não acesse as vias aéreas do usuário por aberturas entre a Máscara com Filtro e o rosto.

Seu sistema antiembaçante é excelente para uso em conjunto com os óculos de proteção, já que evita o embaçamento dos óculos.

O filtro 3M tem tratamento eletrostático, proporcionando alta capacidade de retenção de partículas e facilidade na respiração.

A máscara Respiratória possui certificado de aprovação, o que confere a sua garantia de segurança e sua comprovada qualidade. A certificação está registrada sob o número “CA: 30592”.

As máscaras 3M e os respiradores da marca são EPIs reconhecidos no mercado por suas qualidades e eficácia para os fins aos quais se destinam. O Respirador Aura 9320+BR é descartável e não deve ser reaproveitado.

Para mais informações ou aquisição desse respirador, de máscaras e outros EPIS da marca 3M, entre em contato conosco!

Desejamos que você se cuide. Se puder, fique em casa durante esse período necessário de isolamento. Se é um profissional da saúde, mantenha-se alerta e proteja-se.

Cuide-se e até a próxima.

Dimensional | A Sonepar Company

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos

Segurança do Trabalho e Epis

Segurança na Indústria: a solução da Gama Krytech da MAPA para proteção de mãos e braços

Segurança do Trabalho e Epis

Proteção contra cortes: conheça os principais modelos da Mapa Professional

Segurança do Trabalho e Epis

Tudo sobre o Comunicado 57: fim da marcação individual nas luvas descartáveis