Automação

4 aplicações reais da tecnologia de reconhecimento facial de câmeras

reconhecimento facial de câmeras

O reconhecimento facial de câmeras, em razão de sua utilidade e grandes possibilidades de aplicação, vem se consolidando em diversos segmentos, como aeroportos, grandes e médias empresas e escolas, entre outros. Os benefícios que oferece estão por trás do sucesso que vem alcançando.

Assim, alguns órgão públicos — como a Receita Federal e diversas prefeituras brasileiras — já adotaram a tecnologia de segurança de biometria facial. Mas, como funciona e quais vantagens ela oferece?

Continue a leitura e descubra agora 4 aplicações reais da tecnologia de reconhecimento facial de câmeras.

Reconhecimento facial e seu funcionamento

Reconhecimento ou biometria facial é a atividade realizada por uma câmera de segurança específica, que verifica a identidade da pessoa avaliada por meio de uma análise do seu rosto. A imagem facial é adequadamente digitalizada pela câmera e interpretada por um software, que faz a verificação dos parâmetros de identificação.

Resumidamente, podem ser considerados os seguintes passos nessa tarefa:

  • captura e digitalização da imagem;
  • detecção do rosto na imagem;
  • normalização de recursos (brilho, zoom, resolução);
  • extração de dados ou parâmetros de codificação;
  • identificação com o banco de dados.

O reconhecimento facial oferece um instrumento de segurança eletrônica cuja utilização vem se ampliando cada vez mais, em razão das diversas vantagens que oferece.

Principais benefícios oferecidos

A tecnologia de segurança propiciou uma série de benefícios com a utilização de sistemas de biometria facial. A seguir, veja quais são os mais significativos.

Versatilidade

A versatilidade na utilização do reconhecimento é a sua principal característica. Isso significa que o sistema pode ser utilizado em tempo real, na rotina do dia a dia, assim como em condição offline, na análise de imagens e vídeos gravados pelo equipamento.

Maior segurança

Quando o monitoramento é fortalecido com a incorporação do sistema de reconhecimento facial, o resultado é um incremento na segurança. Com a capacidade de ignorar aspectos irrelevantes da imagem, é possível aumentar a precisão e reduzir a ocorrência de suspeitas infundadas (“alarme falso”).

Automação

A instalação da biometria facial realiza, por exemplo, o trabalho de controle de acesso de modo autônomo. Dessa forma, não há necessidade da presença física do pessoal da segurança para a triagem autorizativa da passagem.

Redução de custos

A tecnologia de biometria facial permite realizar, de modo contínuo e 24 horas por dia, o trabalho de vários membros de uma equipe de segurança. Sua utilização reserva o trabalho presencial para atividades operacionais resultantes das indicações fornecidas pelo equipamento, otimizando as necessidades de intervenção.

Combate a fraudes

No mundo cada vez mais informatizado, um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas é a segurança da informação. O reconhecimento facial, com o controle de acesso a sistemas, atua diretamente no combate a fraudes que objetivam a alteração de dados ou a obtenção de informação sigilosa.

Principais aplicações do reconhecimento facial

Indústrias e setores públicos já fazem ampla utilização do reconhecimento facial de câmeras, antes restrito a ambientes de alta segurança — como ocorreu com as câmeras térmicas, por exemplo.

Confira as aplicações que já se encontram em uso nas rotinas de empresas e condomínios, além de serviços públicos, hotéis e restaurantes.

1. Controle de acesso

Talvez uma das primeiras aplicações da biometria facial tenha sido o controle de acesso a ambientes físicos ou virtuais. Assim, portas se destravam ou sistemas permitem a conexão com o usuário devidamente reconhecido e identificado.

Para o controle de acesso, geralmente se adota a identificação colaborativa, em que a pessoa se posiciona diante da câmera para que se efetive a biometria. Difere do reconhecimento não colaborativo, quando câmeras de segurança fazem uma espécie de varredura em um ambiente com diversas pessoas.

2. Autenticação

Autenticação de operações financeiras, por exemplo, já são empregadas por algumas instituições bancárias por meio de aplicativo do banco instalado em aparelho celular. Assim, pagamentos de boletos e transferências de valores entre contas podem ser autorizados utilizando o reconhecimento facial.

Para esse fim, quando da elaboração dos dados cadastrais do cliente para abertura de conta, uma foto frontal que permita detalhes faciais é exigida e passa a compor o banco de dados da instituição. O sistema faz o reconhecimento comparando as informações da imagem capturada pela câmera do celular com os dados cadastrais.

3. Comando por ações

Entre as aplicações que estão aprimorando a utilização do sistema, está o comando por expressão facial ou por movimento de cabeça. É possível, por exemplo, controlar uma cadeira de rodas fazendo uso de determinadas expressões faciais cadastradas para esse fim.

Do mesmo modo, em áreas de segurança, por exemplo, um determinado aceno de cabeça pode acionar mecanismos programados dentro da estratégia adotada. Assim, mensagens transmitidas ao sistema por meio de expressões faciais ou certos movimentos são suficientes para respostas condizentes.

4. Fiscalização

A fiscalização em aeroportos, por exemplo, já faz amplo uso do reconhecimento facial. A iniciativa na qual o Brasil foi pioneiro proporciona agilidade no atendimento e na identificações de ações relacionadas ao contrabando.

A Receita Federal do Brasil faz uso intensivo desde o ano de 2013 e vem aprimorando seu emprego desde então. O batismo de fogo do sistema se deu em 2016, com a grande afluência de estrangeiros durante as Olimpíadas, e o resultado foi um grande sucesso.

Melhor caminho para a sua implantação

O melhor caminho para a implantação de um sistema de reconhecimento facial é a orientação de uma empresa especializada. Com isso, a escolha do equipamento mais adequado às necessidades da organização, o número de câmeras e os pontos estratégicos para sua instalação podem ser definidos com precisão e economia.

Para uma adequada orientação e aquisição de câmeras com o melhor desempenho em biometria facial, considere a Dimensional. Além de contar com profissionais especializados e uma diversidade de equipamentos, oferece os menores prazos para o atendimento.

Como vimos, são muitas as aplicações do reconhecimento facial de câmeras, e as possibilidades oferecidas vêm se ampliando a cada dia. Desse modo, praticamente todos os segmentos podem dispor dessa ferramenta para uma melhoria do sistema de monitoramento.

Gostou deste texto? Então, acesse a loja virtual da Dimensional e conheça a infinidade de produtos e serviços que estão à disposição de sua empresa.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Automação

Schneider Electric lança linha de medidores focada em ganhos de eficiência energética

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

Automação

O que é um nobreak e porque ele é importante para a segurança dos seus equipamentos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos