Segurança do Trabalho e Epis

Quais são os principais indicadores de segurança do trabalho?

Um dos maiores desafios dos profissionais de saúde e segurança do trabalho é garantir a segurança dos colaboradores. E, uma das formas de entender a efetividade das suas ações é por meio dos indicadores de segurança do trabalho.

Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura! No blog de hoje, vamos entender quais são e como funcionam esses indicadores.

O que são indicadores de segurança do trabalho

Os indicadores de segurança do trabalho são parâmetros que permitem medir a eficiência das ações preventivas de segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores. Além disso, essa também é uma forma de identificar pontos de melhoria para implementar ações mais alinhadas às necessidades dos profissionais.

Para entendermos melhor como é importante ter indicadores bem definidos, vamos a um exemplo:

Imagine que, na sua empresa, há um alto índice de incidentes de lesões faciais leves com os profissionais do setor de soldagem. Você não entende porque isso acontece, pois, fornece os melhores modelos de máscaras de solda.

Para encontrar o que pode estar causando esses acidentes, você resolve checar o histórico de utilização do EPI e verifica que os profissionais não estão utilizando durante todo o tempo de trabalho. É isso que os deixa expostos ao risco.

Sabendo disso, é possível realizar um treinamento específico sobre a utilização de máscaras de solda para que os profissionais saibam como usá-la da maneira adequada para prevenir qualquer tipo de lesão.

Nesse cenário, os indicadores de segurança do trabalho, como o histórico de utilização do EPI, foram fundamentais para a implementação de uma ação corretiva eficiente para a segurança dos trabalhadores.

Entenda quais são os principais indicadores de segurança

A seguir, listamos os principais indicadores de segurança do trabalho. Confira!

Taxa de gravidade (TG)

A taxa de gravidade é um dos principais indicadores de segurança. Isso porque o seu resultado visa avaliar a quantidade de dias perdidos devido a acidentes que ocorreram na empresa.

Para fazer esse cálculo, podemos usar a seguinte fórmula:

  • TG = (TC x 1.000.000) / H

Nesse caso, o TC (tempo computado) representa os dias perdidos com os acidentes e o H expressa a soma de horas trabalhadas por todos os funcionários expostos ao risco durante o mês.

Taxa de frequência de acidente (TF)

Com esse indicador é possível analisar o número de dias sem acidentes de trabalho

Para fazer o cálculo da taxa de frequência de acidente, utiliza-se a seguinte fórmula:

  • TF = (N x 1.000.000) / H

O N representa o número de acidentados e o H as horas que o indivíduo ficou exposto ao risco.

Quantidade de “incidentes ou quase acidentes”

Os incidentes ou quase acidentes apesar de não terem se transformado em algo grave também precisam ser contabilizados e analisados. Afinal, existiu a possibilidade, então, eles também são indicadores de segurança do trabalho

Por exemplo, alguns incidentes possíveis são: tropeços, queda de ferramentas e arranhões.

Número de encontros da CIPA

As reuniões e treinamentos da CIPA devem acontecer regularmente para alinhar situações de riscos e ficar em dia com os órgãos fiscalizadores.

Por isso, anote a frequência dos encontros e analise se esse número é suficiente para ajudar a eliminar todas as ameaças no ambiente de trabalho.

Quantidade de EPIs comprados

Todos sabem que fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) é obrigação de qualquer empresa. Mas não basta comprar uma vez e achar que eles vão se manter em perfeito estado.

Com tempo de uso, esses equipamentos sofrem desgastes, por isso, é importante realizar a troca regularmente para evitar riscos. Entretanto, se a equipe não está utilizando e armazenando os EPIs da forma certa, é possível que a sua empresa tenha que trocá-los com uma frequência maior, gerando gastos desnecessários.

Nesse sentido, a melhor alternativa é calcular a quantidade de vezes que cada EPI é comprado para entender se o uso está sendo feito da maneira correta.

Tempo médio para solução de riscos e intercorrências

Tão importante quanto identificar riscos e ameaças a tempo, é entender quanto tempo será necessário para resolvê-los.

Por isso, calcular quanto tempo leva desde a identificação do risco até a verificação e solução dele é um dos principais indicadores de segurança do trabalho. Isso porque, dessa forma, é possível garantir mais agilidade e eficiência na resolução do problema.

Volume de manutenções preventivas projetadas X realizadas

Analise a quantidade de vezes que os aparelhos da sua empresa deveriam ir para manutenção X a quantidade de vezes que realmente foram. 

Além disso, você pode cruzar esse dado com informações como o número de vezes que o equipamento deu defeito ou gerou um acidente. Tudo isso ajuda a entender se as manutenções preventivas estão sendo realmente eficientes.

Porcentagem de doenças ocupacionais 

Outro indicador de segurança do trabalho importante que você deve ter registrado é a porcentagem de doenças ocupacionais, seja por acidentes ou atividades diárias. Afinal, esse número também é um termômetro da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

EPIs distribuídos X utilizados 

Distribuir equipamentos de proteção não significa necessariamente que eles serão usados da maneira correta. Então, é importante analisar e comparar a quantidade de EPIs distribuídos com o histórico de utilização pela equipe.

O fato é que definir e acompanhar com frequência todos esses indicadores é essencial para realizar uma boa gestão de segurança e elevar o nível de proteção dos colaboradores de qualquer empresa, independentemente do segmento.

Então, agora que você já conhece os principais e mais utilizados indicadores de segurança do trabalho, selecione os que são mais estratégicos para o momento atual da organização e monitore os dados para garantir ações de melhoria na saúde, segurança e bem-estar dos seus colaboradores.

E, se precisar de ajuda para escolher os melhores EPIs para sua empresa, fale com um de nossos especialistas e confira a nossa linha completa de equipamentos de proteção.

Até a próxima.

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos

Segurança do Trabalho e Epis

Segurança na Indústria: a solução da Gama Krytech da MAPA para proteção de mãos e braços

Segurança do Trabalho e Epis

Proteção contra cortes: conheça os principais modelos da Mapa Professional

Segurança do Trabalho e Epis

Tudo sobre o Comunicado 57: fim da marcação individual nas luvas descartáveis