Segurança do Trabalho e Epis

Protetor auditivo concha e plug: por que usar um e não o outro?

Protetor auditivo concha e plug

Quem trabalha em ambientes ruidosos ou realiza atividade que produza muito barulho deve proteger o canal auditivo dos elevados ruídos.

Por isso, para que nenhum dano seja causado à audição, é necessário usar um Protetor Auditivo.

Porém, muitas pessoas podem ficar com dúvida entre usar o Protetor Auricular em forma de concha ou o plug.

É sobre eles que iremos discorrer neste blogpost, veja mais informações para saber qual deles usar.

Protetor auricular tipo plug

Os Protetores Auriculares tipo plug foram desenvolvidos para serem inseridos no canal auditivo, o que faz com que a passagem do som seja barrada.

Esses dispositivos se moldam ao canal do auditivo, pois podem ser de silicone ou espuma.

Aparentemente é um EPI bem simples, mas sua função é extremamente importante para a proteção da audição dos usuários.

Além dos materiais usados serem moldáveis, também possuem tamanhos diversificados e cores diferentes.

Podem ou não ter fio, serem descartáveis ou reutilizáveis, expansíveis ou pré-moldados, simples ou com controle de ruído eletrônico.

É justamente essa versatilidade entre tamanhos, cores e materiais que os torna adaptáveis a vários tipos de trabalhadores.

É um EPI leve, pequeno e que não requer espaço grande para armazenamento ou transporte.

Pode ser guardado em uma bolsa pequena ou mesmo no bolso para uso imediato quando é necessário acessar ambientes ruidosos.

Por ser pequeno é possível usá-lo em espaços apertados ou confinados, onde qualquer volume extra pode resultar em pressão na orelha ou remoção da proteção auditiva.

Pode ser usado com outro EPI, pois o tamanho e o fato de não se projetar para fora da orelha permite o uso sem interferência.

Além disso, um Protetor Auricular tipo plug de ouvido conduz pouco calor. O que auxilia em ambientes de trabalho quentes e úmidos.

Outra vantagem desse tipo de Protetor Auditivo é o valor do investimento, pois são mais baratos que os de tipo concha, por exemplo.

Protetor Auricular tipo concha

Protetor Auricular Tipo Concha é produzido em material rígido e muito resistente, possui dois abafadores em forma de concha, cheios de espuma e perfeitamente fabricados para encobrir as orelhas, porém as pressiona.

O material interno absorve ruídos de alta frequência.

Embora seja grande e não caiba em um bolso, oferece conforto ao usuário, além de que o arco e as almofadas são ajustadas para encaixar na cabeça.

A vantagem desse tipo de Abafador de Ruído é a facilidade de uso, pois não requer nenhum ajuste complicado ao ser colocado.

Quando se trata de um ambiente com temperatura baixa, é confortável e pode ser manuseado mesmo com luva de segurança. Porém, é desconfortável em épocas quentes.

Qual protetor escolher?

Locais muito ruidosos e que o tempo de trabalho seja equivalente a oito horas diariamente, é mais indicado o Abafador de Ruído Tipo Concha. Em algumas situações, usa-se o Protetor Auricular tipo plug em conjunto com o Abafador tipo concha.

Para definir qual dos dois usar, é preciso avaliar os decibéis de ruído, tempo necessário de uso do EPI e vantagens e desvantagens.

Se a avaliação apontar que qualquer um dos dois têm equivalência mediante o trabalho que será executado, então vale a pena optar por aquele que é mais confortável e que o trabalhador tenha preferência.

Outro ponto a ser levado em consideração é o ambiente, temperatura e intensidade sonora.

Os Protetores Auriculares são confeccionados em materiais diferentes, sendo que o Protetor Auricular Silicone une conforto e durabilidade em um único EPI. Já os Protetores tipo plug são usados em menor tempo.

Trouxemos até aqui algumas informações sobre os dois protetores, agora, você deve avaliar o trabalho e o local para fazer a escolha correta e claro, se quiser conversar com a gente para saber mais, entre em contato conosco!

Ah! Não se esqueça de comentar este post.

Saiba tudo sobre o mercado de EPI em nosso blog.

Abraços e até o próximo blogpost.

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos