Segurança do Trabalho e Epis

Programa de Conservação Auditiva: o que você precisa saber sobre o PCA?

O Programa de Conservação Auditiva (PCA) é uma medida de saúde e segurança no trabalho que tem o objetivo de proteger colaboradores que estão expostos a altos níveis de ruído.

Em resumo, essa é uma medida preventiva para evitar que os profissionais possam ter qualquer tipo de lesão relacionada à perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados (PAINPSE).

Você já ouviu falar sobre isso? Muitos profissionais da segurança, quando começam a elaborar ou atualizar o PCA se deparam com inúmeras dúvidas sobre o assunto.

Se esse é o seu caso, continue a leitura! No blog de hoje, vamos entender melhor o que é e como funciona o Programa de Conservação Auditiva.

Afinal, o que é o Programa de Conservação Auditiva?

O Programa de Conservação Auditiva, também conhecido como PCA, corresponde a uma série de atividades que buscam prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais.

O programa é previsto pela Norma Regulamentadora n.° 7 (NR-7), do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional, que prevê uma série de ações para proteger e preservar os colaboradores em relação aos riscos no trabalho.

Quais são as etapas do PCA?

As principais etapas do Programa de Conservação Auditiva são:

  • Medir e monitorar o ruído;
  • realizar audiometrias com os colaboradores;
  • escolher a proteção auditiva adequada;
  • treinar e capacitar usuários;
  • registrar todo este processo para garantir que o trabalhador foi treinado, avaliado e está seguro.

Para cada uma dessas etapas, é preciso contar com o suporte de equipes multidisciplinares: médicos do trabalho, fonoaudiólogos, técnicos de segurança e muitos outros para garantir a eficácia e qualidade do programa.

Qual é o melhor protetor auditivo?

É comum achar que o melhor protetor auditivo é aquele que atenua mais o ruído. Entretanto, nem sempre é assim! Na verdade, o protetor auditivo ideal é aquele que melhor se aplica ao tipo de trabalho e de ruído ao qual o colaborador está exposto. 

Isso porque atenuações acima do necessário podem impedir que o profissional ouça quaisquer alertas, como sirenes e alertas de empilhadeira, o que pode causar outros tipos de acidente de trabalho.

Proteção Auditiva X Indústria 4.0

Diante de todas estas variantes importantes para a segurança dos trabalhadores, a tecnologia veio para facilitar e aumentar a segurança diária. Com isso, o conceito da “Indústria 4.0” está presente também nos equipamentos de proteção auditiva da Honeywell.

Os protetores auditivos da Honeywell, além do seu conforto e qualidade, proporcionam uma solução única no mercado, cobrindo todas as lacunas e desafios que abordamos acima.

Esse EPI monitora o ruído e encaminha a informação para um sistema em nuvem, proporcionando acompanhamento em tempo real da exposição pelo responsável pela segurança.

Ao monitorar o ruído, o próprio protetor auditivo já alerta ao usuário e ao seu supervisor que ele está exposto a um ruído acima do tolerável.

Além disso, outro importante desafio do Plano de Conservação Auditiva é o treinamento e capacitação do usuário na colocação do protetor auditivo. O protetor da Honeywell também realiza o “fit test” com o próprio equipamento rotineiro do usuário.

Com tudo isso, temos um protetor auditivo completo para PCA: monitora e registra todas as informações para que os colaboradores possam retornar com segurança após o seu dia de trabalho.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre protetores auditivos? Então, entre em contato com um de nossos especialistas clicando aqui.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos