CasesService

Profinet IRT, um protocolo de alta dinâmica

Recentemente tivemos a oportunidade de comprovar os benefícios da alta velocidade da rede Profinet e mais especificamente do modo de transmissão IRT (Isochronous Real-Time).

O desafio foi o projeto de retrofit de uma máquina embaladeira de café de alta performance, 133 pacotes/min, concebida em 1998 com tecnologia de inteligência decentralizada.

Neste takt, significa que a cada 450 ms a máquina executa os seguintes passos:

  1. Desbobinar e posicionar uma folha de papel de embalagem com 288 mm de comprimento, cortar com precisão inferior a +/- 1 mm, detectar o erro e compensar na próxima folha, de forma a evitar que o erro seja cumulativo e desloque a gravura da embalagem dentro da folha.
  2. Uma vez que o papel foi cortado ele é dobrado formando uma embalagem tipo paralelogramo aberto para receber o produto.
  3. A embalagem vazia percorre uma linha de transporte onde é preenchida por 4 dosadores em série (de uma dosagem bruta até uma mais fina, para ajuste final), sendo que entre o 3º e 4º dosadores existe uma balança de controle para que no final tenhamos um pacote de 500 g com tolerância máxima entre +0,5% e -0,1%.
  4. No final da dosagem é feito um controle com uma segunda balança que verifica se o pacote atende às tolerâncias de dosagem. Não atendendo, o mesmo é descartado e após 3 descartes consecutivos o sistema para a máquina e gera um alarme para verificações.
  5. Uma vez que o pacote foi aprovado ele segue para uma roda de vácuo e selagem da embalagem.
  6. Após a selagem os pacotes seguem para um teste de estanqueidade e encaixotamento final.

Todas estas operações basicamente eram executadas por um PLC comunicando em Profibus com suas remotas e servos acionamentos no corte de papel e dosagem de produto.

Obviamente, nem a CPU do PLC da época e nem a rede Profibus tinham dinâmica suficiente para processar todas as operações com a precisão e regularidade exigida. Para contornar isso, o processamento era descentralizado e as principais operações estavam divididas entre o PLC, servos acionamentos e balanças. Os servos acionamentos eram produtos customizados com soluções específicas para a aplicação, o que dificultava muito a manutenção, pois não se tratavam de produtos de prateleira. Outro problema era obter o sincronismo ideal entre as operações, pois tínhamos diversos programas em equipamentos distintos sendo processados simultaneamente para se obter um único resultado.

Era a solução plausível para a época. 

No retrofit foi aproveitada toda a mecânica existente, de excelente qualidade por sinal, porém foi trocado o PLC, IHM, remotas, servos e balanças. A rede adotada foi a Profinet.

Com a tecnologia atual, foi possível centralizar toda a solução dentro do PLC, o que facilita muito qualquer ajuste e monitoração de programa. Todos os produtos utilizados são normais de prateleira, nada customizado.

Mas a utilização do Profinet em modo IRT foi preponderante para o atingimento dos objetivos, pois por exemplo, na puxada do papel, tínhamos em torno de 150 ms para puxar 288 mm e posicioná-lo com precisão na marca de corte, o que significa uma velocidade de 1,92 mm/ms, vide Figura 1. Ou seja, se tivéssemos um ciclo de processamento de lógica e rede superior a 1 ms, estaríamos errando no posicionamento do papel em praticamente 2 mm, o que já era suficiente para reprovar o projeto.

Utilizamos de um PLC Simatic S7-1500 e servo-drives Sinamics V90 (entre outros acionamentos), remotas e demais devices todos em Profinet.

Na questão do corte de papel e dosagem, criamos uma rede específica em Profinet IRT. Graças a esta tecnologia o projeto foi de sucesso total.

 

Engenheiro Paulo Picolo

Gerente de Projetos Service

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Service

D+Brain: A Inteligência Artificial na Palma das suas Mãos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos

Service

Conheça o novo site da Dimensional Service

AutomaçãoMaterial elétricoService

Quadros de Distribuição SIEMENS : Proteção em 1º Lugar