Segurança do Trabalho e Epis

Perneira de Raspa: o que é e para que serve esse importante EPI?

perneira de raspa

EPIs como óculos de proteção, botas de segurança e capacetes são muito populares. Mas você sabia que existem equipamentos de proteção para as pernas? Um dos principais deles é a perneira de raspa.

Assim como qualquer outra parte do corpo, as pernas também estão sujeitas a riscos e acidentes que podem prejudicar o trabalho e até a vida do profissional. Por isso, conhecer os equipamentos de proteção para membros inferiores é fundamental.

Entretanto, apenas oferecer um EPI não é o bastante. É preciso que ele seja adequado de acordo com a função de cada colaborador para garantir que todos estejam seguros.

Por isso, no blog de hoje vamos conhecer mais sobre os tipos de perneiras e quando a perneira de raspa deve ser utilizada. Confira!

O que é e para que serve uma perneira de segurança?

A perneira é um equipamento de proteção individual (EPI) geralmente é confeccionado em PVC, raspa, brim ou couro bovino curtido ao cromo. Além disso, ela possui fechamento em fivelas e arrebites metálicos para garantir conforto e mobilidade ao profissional.

No geral, seu principal objetivo é proteger os membros inferiores, do joelho até o pé, em situações que envolvam:

  • cortes;
  • objetos perfurantes;
  • mordidas de animais peçonhentos;
  • agentes abrasivos;
  • escoriantes.

Quais são os tipos de perneira de segurança?

Assim como acontece com os outros EPIs, existem diversos modelos de perneira no mercado. Cada um deles possui uma função específica relacionada à atividade desenvolvida pelo profissional.

De acordo com a NR 6, existem modelos de perneira de segurança para proteção contra:

  • respingos de produtos químicos;
  • umidade (proveniente de tarefas que envolvam uso de água);
  • agentes térmicos;
  • agentes perfurantes e cortantes.

Em geral, cada um destes modelos é feito com um material específico para sua finalidade. Assim, é muito importante avaliar a atividade exercida pelo colaborador para comprar o modelo ideal para garantir a proteção completa do profissional.

A seguir, vamos conhecer mais sobre a perneira de raspa, que se encaixa no primeiro e último item de acordo com a Norma Regulamentadora nº 6.

Qual a perneira de raspa ideal para soldadores?

Para escolher a perneira de raspa certa para trabalhos que envolvem solda, é importante optar por modelos que sejam compostos de materiais altamente resistentes. 

Uma boa opção são as confeccionadas com couro bovino curtido ao cromo e revestimento interno em grafatex, como as perneiras de raspa da Dimensional.

Além de trabalho com solda, esses revestimentos também garantem a segurança para trabalhos na agricultura, atividades que envolvam riscos de abrasão e escoriações, indústrias metalúrgicas, indústrias siderúrgicas, madeireiras e usinas.

Como o soldador deve utilizar esse EPI?

O uso da perneira de raspa é simples e prático. Antes de entrar em uma área de risco ou iniciar as atividades, é preciso “calçá-la” sobre o tecido da calça e fechar o velcro ou fivela — de acordo com o modelo — de forma que fique justo, mas sem apertar ou prejudicar a mobilidade do profissional.

Guia rápido para conservação da perneira de raspa

  • Após o uso da perneira de raspa, limpe-a antes de guardar;
  • limpe com água e sabão neutro, enxague bem e deixe secar à sombra;
  • não deixe o EPI exposto ao clima;
  • se feita de couro, deve ser engraxadas constantemente para manter suas propriedades;
  • respeite as condições de uso e a data de validade estipulada pelo fabricante;
  • não utilize perneiras rasgadas, furadas ou danificadas de alguma forma.

Entretanto, nenhum desses cuidados será suficiente se a perneira de raspa não tiver uma procedência de qualidade. Por isso, é importante escolher fornecedores que são referência em EPIs e que podem garantir a segurança do profissional com equipamentos testados e com certificado de aprovação.

Se você tiver dúvidas de qual modelo é ideal para as atividades da sua empresa, nós podemos te ajudar! Entre em contato conosco e conheça nossa linha de produtos de raspa e vaqueta!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos