Segurança do Trabalho e Epis

Óculos de Proteção Antiembaçante: Resolvendo Reclamações dos Trabalhadores

Óculos de Proteção Antiembaçante

Uma situação que gera reclamações entre os trabalhadores é em relação aos Óculos de Proteção. Quando estão desenvolvendo qualquer atividade e os Óculos de Segurança embaçam, causando desconforto, dificultando a visão, os usuários têm que parar o trabalho para limpá-los, isso quando não resolvem tirá-los para trabalhar sem. Essa atitude é muito perigosa para a saúde dos olhos, além de gerar outros riscos, quem trabalha sem a proteção ocular, pode deixar de lado também outros EPIs.

Para solucionar esse problema, os Óculos de Proteção Antiembaçante são os mais indicados, esses equipamentos possuem revestimento especial na lente, o que proporciona a redução do embaçamento.

Essas lentes são muito importantes para que os usuários não tenham que interromper seu trabalho e nem deixarem de usar o equipamento. Quer saber mais sobre Óculos de Proteção Antiembaçante? Fique conosco por aqui!

Óculos de Segurança Antiembaçantes

Os Óculos de Segurança Antiembaçante mantêm os olhos do usuário seguros e secos, ao mesmo tempo que mantêm a visão livre de embaçamento, ideal para trabalhos que envolvam temperaturas altas ou durante trabalhos de mão de obra intensiva.

Óculos antiembaçantes melhoram expressivamente o desempenho e são regulamentados pela norma ANSI Z87.1. Para serem aprovados, eles precisam passar por critérios rigorosos de espessura da lente, corrosão, inflamabilidade e proteção de escudo lateral, bem como requisitos óticos.

Os óculos de segurança com certificação ANSI Z87.1 são testados de acordo com os riscos que o ambiente de trabalho proporciona, tais como:

  • Impacto contundente;
  • Radiação;
  • Salpicos e gotas;
  • Pó;
  • Pequenas partículas de poeira.

Causas do embaçamento das lentes dos óculos

O embaçamento resulta de causas diferentes. Contudo, é uma questão de umidade e temperatura, seja do ambiente ou dos próprios trabalhadores.

Se o trabalho for desenvolvido em um local quente e úmido, com certeza, os óculos embaçarão. A umidade acumula gotas de água em toda a lente.

Ambientes mais frescos, mas que o trabalho necessite de esforço físico, faz com que a temperatura do corpo se eleve e também cause embaçamento. O suor não evapora na atmosfera, mas condensa na face, assim as lentes recebem o vapor e atrapalham a visão.

Os problemas não se restringem apenas à segurança do trabalhador, mas também à sua produtividade. Visto que ele terá que parar o trabalho e limpar as lentes para dar continuidade à tarefa. Sabendo que o embaçamento acontecerá repetidas vezes, o trabalho será interrompido em diversos momentos. Inclusive cansando o trabalhador e causando-lhe esgotamento. Dessa forma, os acidentes podem duplicar, pois o trabalhador pode acreditar que vai conseguir terminar o trabalho a tempo se não usar os Óculos de Proteção.

Os trabalhadores que removem seus óculos embaçados para ver melhor não estão em situação melhor. Sem proteção, há o risco de ferir os olhos devido a partículas transportadas pelo ar, respingos de produtos químicos ou queda de objetos. Eles também ficam expostos à luz nociva visível e invisível, que pode causar perda de visão.

Por isso, a melhor dica que podemos dar para resolver não só as reclamações dos seus colaboradores, mas também manter seus olhos seguros e aumentar a produtividade são os Óculos de Proteção com lentes antiembaçantes. Investir nesse tipo de EPI fará com que não seja necessário tratar as consequências advindas dos acidentes. O melhor é sempre oferecer a melhor proteção e não dar espaço para que o trabalhador deixe de usar seu EPI.

Além dos óculos com tratamento contra embaçamento instruir o usuário sobre os problemas que a falta do óculos ocasionam também é uma forma de preservar a saúde ocular dos trabalhadores. Não basta fornecer o EPI, mas é preciso instruir sobre como usar, por qual razão o uso é obrigatório, mostrar qual é o papel do usuário em todo o processo conscientizam-no.

Você pode contar conosco para fornecer à sua empresa e trabalhadores Óculos de Segurança Antiembaçante com o mais alto padrão de qualidade e proteção. Garanta a segurança e a produtividade de sua equipe, fale conosco agora mesmo e conheça o nosso portfólio.

Aguardamos seu contato.

Abraços e até a próxima.

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos