Automação

Mundo virtual e customizável: saiba mais sobre o assunto

mundo virtual e customizável

Muitas pessoas veem a internet como um “mundo à parte” do que vivemos, afinal, é possível realizar diferentes atividades que até pouco tempo eram feitas apenas pessoalmente. O mundo virtual e customizável é exatamente isso: as ferramentas que podem ser usadas por empresas para promover um ambiente virtual mais útil e interessante para os clientes e para otimizar as atividades da própria instituição.

Neste texto, você conhecerá alguns dos conceitos mais importantes sobre o mundo virtual e customizável, além de conhecer essas novas tecnologias e avaliar se elas fazem sentido com a sua empresa, para que você possa aplicar na sua instituição e conferir os seus resultados.

Nuvem

O armazenamento em nuvem é uma tecnologia na qual diversos tipos de arquivos podem ser salvos em servidores upados na própria internet. Isso auxilia bastante a equipe de TI e de outros setores da empresa, já que os arquivos poderão ser acessados mais facilmente e por qualquer uma das pessoas autorizadas, além de economizar espaço nas máquinas físicas.

Assim, a empresa gera espaço nos HDs para arquivar outros tipos de arquivos mais importantes ou investir em novos programas para otimizar as atividades desempenhadas pelos setores dentro da instituição.

Além disso, os arquivos armazenados na nuvem ficam mais protegidos, uma vez que os sistemas contam com mecanismos de segurança que impedem ou dificultam ataques de hackers, bem como pedem senha de acesso para o pessoal autorizado.

Virtualização de máquinas

Máquinas virtuais são programas utilizados para simular um computador (geralmente dentro de outros computadores). Esse tipo de sistema é bastante utilizado para testar funcionalidades que normalmente não seriam aceitas no sistema operacional raiz do computador ou para reforçar a segurança dos servidores.

Entender como funciona e como criar uma máquina virtual é importante para quem quer usufruir do mundo virtual e customizável, já que ela tem utilidades para empresas, clientes e mesmo para uso pessoal a fim de testar novas funcionalidades e programações.

Além de virtualizar o sistema operacional, também e possível virtualizar o datacenter, ou seja, o local em que são armazenados os dados emitidos e recebidos pela sua empresa de clientes, fornecedores e usuários.

Ao virtualizar o datacenter, você gera menos gastos de memória, além de ser mais econômico em questão de espaço e monetária, uma vez que você precisaria gastar menos energia para manter os dados guardados e seguros.

Realidade virtual

Utilizar realidade virtual na sua empresa pode ser uma maneira de promover uma experiência mais interessante para os seus clientes ou mesmo internamente, para agilizar atividades.

Aplicar a realidade virtual no processo de treinamento de novos funcionários ou na atualização profissional pode ser uma grande vantagem, visto que a tecnologia garante uma imersão fidedigna na experiência vivida durante a rotina de trabalho.

Outra funcionalidade interessante são as visitas virtuais. Por meio delas, a empresa ou profissional poderá adentrar na casa do cliente para fazer análises ou outras atividades que não necessitem de uma visita presencial.

Ela também é muito utilizada para promover experiências únicas aos clientes, que poderão levar a interação com a empresa no mundo real para o virtual, facilitando a comunicação.

Inteligência artificial

Ferramentas de inteligência artificial também podem ser utilizadas para auxiliar na manutenção e otimização de serviços da empresa. É possível utilizá-la para coletar informações, que podem ser bastante úteis na tomada de decisões importantes em diversos âmbitos da empresa.

Além disso, ela auxilia na periodicidade de reparos e análises dos mais diversos processos, podendo até mesmo prever problemas ou encontrar oportunidades de economia e otimização de processos.

A inteligência artificial pode ser uma grande aliada na redução de custos, justamente por auxiliar na tomada de decisões mais inteligentes e rápidas, fazendo com que as consequências de um defeito ou problema sejam mínimos.

Dessa forma, a vida útil dos sistemas e equipamentos também será prolongada, já que eles receberão as manutenções no período correto. Some a isso o fato da empresa tomar medidas para que eles não se desgastem além do necessário.

IOT

A Internet das Coisas (IOT) é um conceito que busca unir a tecnologia a atividades e equipamentos físicos utilizados no dia a dia, seja para adicionar novas funcionalidades ou otimizar seus processos.

A IOT ajudará na coleta de informações sobre as máquinas e sistemas utilizados, conseguindo, assim, antecipar possíveis problemas que possam acometer a aparelhagem. A equipe de manutenção poderá fazer reparos preventivos e evitar que o pior aconteça.

Ainda, os gestores poderão ter maiores informações sobre esses equipamentos e entender melhor como eles funcionam e, então, propor estratégias para aumentar a sua durabilidade ou evitar que apresentem defeitos.

Os processos se darão de forma mais ágil, permitindo que os funcionários consigam focar seus esforços em outras atividades, mas sem perder a qualidade.

Robotização

A robotização é a utilização de robôs e máquinas inteligentes para a realização de atividades, principalmente aquelas mais braçais. Os robôs auxiliam no ganho de agilidade da empresa, além de fazer com que a gestão economize com a contratação de novos funcionários.

É possível adquiri-los tanto de maneira fixa quanto alugá-los por um valor fixo mensal, podendo ser utilizados por todo o expediente ou para realizar atividades pontuais dentro da instituição.

Dispositivos autônomos, como robôs que operam sozinhos e drones, também vem ganhando cada vez mais espaço no meio empresarial e industrial. Isso acontece porque eles fornecem uma grande agilidade, além de uma taxa mínima de erros.

Eles poderão atuar na busca de equipamentos e permitir a exploração e pesquisa de locais antes inatingíveis ou perigosos para humanos.

E então, entendeu a importância de investir em um mundo virtual e customizável para o seu serviço? Com essas práticas, será possível oferecer um trabalho mais ágil, seguro e que promova uma experiência única e positiva para os seus clientes.

Os ganhos vem para ambas as partes. Apesar do investimento inicial, essa pode ser uma forma de se diferenciar frente à concorrência, investindo em tecnologia de maneira bem estratégica para seus objetivos.

Gostou do texto? Então compartilhe este artigo nas redes sociais e ajude outras pessoas a modernizarem os seus serviços.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Automação

Schneider Electric lança linha de medidores focada em ganhos de eficiência energética

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

Automação

O que é um nobreak e porque ele é importante para a segurança dos seus equipamentos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos