Material elétrico

O que é importante observar ao realizar instalações elétricas prediais?

instalações elétricas prediais

As instalações elétricas prediais garantem que todos os andares e salas sejam munidos com energia elétrica para a realização das atividades dos seus ocupantes. Entretanto, ao realizar essa etapa da maneira errada ou sem a devida manutenção, poderão ocorrer problemas no edifício, o que talvez até coloque em risco a vida das pessoas.

Neste texto, você entenderá o que é uma instalação elétrica predial, o que é preciso considerar ao começar essa etapa e qual a melhor maneira de fazer uma instalação elétrica segura e eficaz. Para conferir tudo isso, continue a leitura!

O que é uma instalação elétrica predial?

A instalação elétrica predial é todo o processo necessário para conseguir trazer energia elétrica para um prédio — passagem de fios e instalação de tomadas, pontos de iluminação e disjuntores, entre outras coisas.

Ela é dividida em várias etapas. A primeira é responsável por reunir todas as informações necessárias para a instalação, o que inclui verificar a planta do prédio e dos demais sistemas que serão instalados, como o hidráulico. Além disso, também é definido o tempo necessário para a finalização da instalação, além de ser feita uma previsão dos custos.

Com essas informações em mãos, é hora de verificar quais materiais serão utilizados, que tipos de condutores são indicados para o local, quais setores precisam de energia ininterrupta, qual o uso previsto de cada espaço e a estimativa de potência para cada um etc.

Com isso, já é possível criar uma planta elétrica, por meio da qual será mais fácil visualizar todo o projeto e guiar os eletricistas. Os profissionais que geralmente participam de um processo de instalação elétrica são o engenheiro responsável pela obra, um mestre de obras e pelo menos dois eletricistas, sendo um executante e outro auxiliar.

Existem três tipos de instalações elétricas: as comerciais, prediais e industriais. As prediais ou residenciais são as mais simples, pois não requerem medições, relés ou uma alta carga. Por isso, são quase sempre limitadas à instalação de cabos, tomadas e interruptores para lâmpadas e equipamentos.

Já na instalação industrial, é necessária a medição constante do consumo energético em todas as fases de produção, além de vários relés para controlar os processos e garantir a segurança das máquinas, equipamentos e operários.

O que considerar ao realizar as instalações elétricas prediais?

Depois de entender o que é uma instalação elétrica predial, também é preciso compreender que existem alguns cuidados que precisam ser tomados antes e depois de começar esse processo, a fim de garantir que o resultado seja satisfatório e não cause riscos. Por isso, confira a seguir alguns pontos que devem ser levados em consideração ao realizar instalações elétricas prediais.

Materiais de qualidade

Para uma instalação ser feita de forma segura para os profissionais e usuários do prédio, os materiais utilizados precisam ser de qualidade. Também é preciso optar por fiações elétricas que consigam aguentar a demanda de energia do local. Caso contrário, os cabos poderão esquentar, levando ao derretimento do isolamento, o que é muito perigoso.

Além disso, também é interessante verificar se a estrutura do prédio está adequada para receber a afiação elétrica. Isso porque problemas com infiltração, por exemplo, podem afetar diretamente a rede elétrica, podendo resultar em curtos-circuitos.

Equipe bem treinada

Uma equipe bem treinada também é de grande importância para uma instalação de sucesso, pois eles precisam colocar corretamente todos os componentes elétricos em seus devidos lugares, além de se certificarem de que está tudo funcionando.

O mesmo vale para os períodos de manutenção: seja por conta de um problema ou de uma atividade de rotina, eletricistas encarregados de fazer uma manutenção elétrica predial precisam ser qualificados e ter experiência nessa função. Caso contrário, poderão piorar ainda mais um problema ou deixar algum defeito passar.

Um dos treinamentos mais importantes é o da NR-10, que estabelece as condições e os requisitos mínimos para que o profissional dessa área possa trabalhar com o máximo de segurança possível. Ela é necessária para os trabalhadores que atuam diretamente e indiretamente com a área elétrica de uma construção.

Conversa com o cliente

Mesmo com a planta pronta, verifique com o dono do edifício os detalhes relacionados com a instalação elétrica, principalmente se a quantidade de tomadas e interruptores atende ao uso que aquele espaço terá depois de pronto.

Deixar de consultar o cliente antes de finalizar a instalação elétrica faz você correr o risco de ele não gostar de alguns aspectos, o que pode comprometer o resultado final. Além disso, aumentam as chances de adicionar mais ou menos tomadas que o necessário para aquele espaço.

Presença dos equipamentos de segurança

São os equipamentos de segurança que garantem a proteção dos profissionais encarregados de fazer a instalação elétrica em prédios. Caso algo de errado aconteça, eles estarão protegidos de levar choques, se queimar ou sofrer quedas.

Alguns dos itens de segurança indicados para eletricistas são:

  1. capacete de segurança classe B;
  2. vestimentas especiais;
  3. botinas e luvas de segurança;
  4. luva e manga isolante de borracha;
  5. protetor facial contra arco elétrico;
  6. cinto de segurança.

Como fazer essas instalações?

Após a construtora finalizar a etapa de construção, serão colocados os eletrodutos, nos quais serão passados os fios elétricos que serão conectados em tomadas e interruptores de acordo com a necessidade do cliente.

Também é necessário adicionar as caixas para os interruptores e as tomadas. Em locais onde serão instalados aparelhos de ar-condicionado, é interessante já deixar uma mangueira de dreno ligada ao exterior do edifício, para que a água condensada possa sair.

O primeiro passo é delimitar nas paredes onde ficarão as tomadas e interruptores. Após isso, passe os fios pelos eletrodutos, abra o espaço na parede onde eles deverão ficar e fixe-os na parede com concreto.

Assim, entendendo o que é uma instalação técnica predial, o que não pode faltar e como realizar todo o processo, você e sua equipe estarão preparados para realizar instalações elétricas prediais com bastante eficiência e segurança.

Quer um parceiro de peso no ramo de produtos para instalação e manutenção elétrica? A 3M é uma empresa referência na área com equipamentos de alta qualidade e preços baixos. Para saber mais, acesse o site da 3M!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?