Iluminação

Guia sobre lâmpadas LED

Procurando mais informações sobre lâmpadas e holofotes LED? Você veio ao lugar certo. Nossos especialistas em produtos compilaram este guia completo para ajudá-lo a encontrar a lâmpada ou refletor LED perfeito para suas necessidades. Cobrimos tudo, desde Kelvins a Lumens, Voltagem a Potência, para que você possa fazer a mudança inteligente para a iluminação LED com total confiança. Então vamos começar.

O que é uma luz LED?

Vamos voltar ao básico. LED significa ‘diodo emissor de luz’ e é um dispositivo semicondutor que transforma eletricidade em luz. Este dispositivo é então encaixado em uma lâmpada ou luminária, tornando-se uma luz LED que você pode usar em sua casa. A iluminação LED é relativamente nova no mercado. 

A iluminação LED rudimentar foi desenvolvida pela primeira vez na década de 1960, aproximadamente 100 anos após a invenção da lâmpada incandescente original, mas foi somente nos anos 90 que ela se tornou amplamente conhecida por suas capacidades de iluminação. Sua eficiência, vida útil e versatilidade são significativamente maiores do que os métodos tradicionais de iluminação, como incandescente e fluorescente, mas teremos mais disso posteriormente.

Tipos de LED

Fundamentalmente, existem três tipos diferentes de tecnologia LED que são usados ​​na iluminação LED – DIP, SMD e COB.

Luzes LED DIP
Luzes LED DIP

LED DIP

Os chips LED DIP (Dual In-Line Package) são os chips LED originais e o que muitos lembram quando pensam em iluminação LED. Embora sejam mais antigos do que os mais jovens, os chips DIP LED ainda estão em uso hoje e são encontrados com mais frequência embutidos em eletrônicos devido ao seu tamanho diminuto.

Eles não são muito poderosos e só podem emitir uma quantidade limitada de brilho.

Vantagens do LED DIP

  • Otimizado para moderada a maior distância de visualização
  • Grelhas refletem a luz solar para maior contraste
  • acabamento fosco preto reduz a reflexão
  • Mais brilhante que os LEDs SMD
Led SMD

LED SMD

LED SMD, do inglês Surface Mounted Device (dispositivos montados em superfície). Estes são montados e soldados na placa de circuito e são provavelmente o tipo mais comum de chip de LED disponível. Eles são mais brilhantes do que seus antecessores DIP e também são menores, portanto, ainda mais versáteis quando se trata de envolvê-los em eletrônicos menores ou em diferentes tipos de iluminação, como iluminação de tira.

Você pode colocar três diodos em um único chip SMD, o que significa que você pode criar uma variedade de cores diferentes, oferecendo aos consumidores maior variedade. Este tem sido um grande desenvolvimento no mercado de LED.

Os dois tipos mais comuns de tamanhos de chip SMD são SMD 3528 e SMD 5050 – o primeiro tem 3,5 mm de largura e o último tem 5 mm.

Vantagens do LED SMD

  • Excelente mistura de cores a curta distância de visualização
  • Nenhuma mudança de cor em ângulos extremos
  • amplo ângulo de visão
  • Adequado para produção automatizada
LED COB em forma de tira

LED COB

O LED COB (Chips on Board) representam o mais recente desenvolvimento em tecnologia LED. Os chips de LED COB são os mais brilhantes dos três, normalmente sendo capazes de empacotar nove ou mais diodos em um único chip. 

O que isso significa para a iluminação LED? Bem, em primeiro lugar, melhora a saída de brilho para energia, aumentando assim a eficiência da iluminação. Isso também significa que eles podem ser usados ​​em uma ampla gama de diferentes tipos de iluminação. 

No entanto, vale a pena notar que, devido à composição dos circuitos de um chip LED COB, eles são incapazes de emitir uma gama eclética de cores diferentes.

Vantagens do LED COB

  • aperfeiçoamento da eficiência do LED
  • o COB dispersa o calor rapidamente
  • as lâmpadas LED COB possuem um apelo estético forte
  • promove iluminação uniforme
  • prolongamento da vida útil do LED

Benefícios da iluminação LED

A indústria de iluminação LED está prevista para explodir nos próximos anos. Sua popularidade entre consumidores e empresas deve disparar, principalmente pelo impacto de uma proposta de proibição de lâmpadas incandescentes e halógenas que entrará em ação em breve. Por que a UE está propondo tal proibição? Bem, isso se resume aos muitos benefícios que a iluminação LED tem sobre suas contrapartes tradicionais: halogênio e incandescente.

Em primeiro lugar, a iluminação LED consome até 90% menos energia do que as lâmpadas incandescentes e halógenas, e até 60% menos energia do que as lâmpadas CFL – que foram as primeiras lâmpadas energeticamente eficientes a serem amplamente vendidas. Isso pode variar de acordo com o tipo de encaixe escolhido, mas o LED continua sendo o líder quando o assunto é eficiência. 

A iluminação LED é muito mais ecológica do que a iluminação tradicional, ajudando as propriedades domésticas e comerciais a reduzir sua pegada de carbono e melhorar suas credenciais verdes e classificações de energia – uma grande vantagem para empresas que estão sendo pressionadas a cumprir incentivos governamentais e cotas de energia. Com o aumento da eficiência, vêm as contas de energia mais baixas – algo de que todos podem se beneficiar. 

A iluminação é um dos maiores consumidores de eletricidade em sua casa. Mudar toda a sua iluminação para LED ajudará você a economizar centenas ou milhares de reais por ano no Brasil.

E a economia também não para por aí. Holofotes e lâmpadas LED duram muito mais do que as lâmpadas halógenas, incandescentes e fluorescentes compactas. Enquanto a iluminação mais antiga geralmente dura apenas um ano, se não apenas alguns meses, a iluminação LED tem uma vida útil média de 15 anos, oferecendo uma relação custo / benefício muito melhor e economizando na substituição de lâmpadas. 

Os LEDs também estão se tornando os favoritos dos designers de interiores, tanto amadores quanto profissionais. Isso ocorre por causa de quantas opções de cores você obtém com o LED que você simplesmente não obtém com holofotes e lâmpadas tradicionais. 

A luz que os LEDs emitem vem em uma variedade de tons de luz branca – que é medida em Kelvins (acalme-se… isso é outra coisa que veremos mais tarde). Isso significa que você pode escolher diferentes tons de luz para combinar com diferentes salas,

Benefícios da lâmpada de LED

Menos energia

As lâmpadas LED consomem menos energia do que qualquer outra marca. De acordo com muitos fabricantes, o LED oferece uma economia de 90% em relação às antigas lâmpadas incandescentes. E podem ser cerca de um terço mais eficientes do que as lâmpadas fluorescentes compactas que todos fomos encorajados a usar para serem mais verdes. Por exemplo, uma lâmpada incandescente de 25 w equivale a uma lâmpada fluorescente compacta de 6 watts e uma lâmpada LED de 4 watts.

Durabilidade

O principal benefício das lâmpadas LED é que elas duram significativamente mais do que as antigas lâmpadas incandescentes. Eles têm ótimas propriedades de gerenciamento térmico e uma lâmpada bem fabricada deve durar cerca de 50.000 horas em comparação com uma lâmpada incandescente que dura 1.500 horas. Esta grande diferença apresenta uma economia real de custos para quem muda para a iluminação LED e é ainda melhor do que as lâmpadas CFL.

Melhor brilho

Costumava ser o problema das lâmpadas de LED que elas não conseguiam fornecer luz suficiente. É uma homenagem à pesquisa e desenvolvimento dessa tecnologia que nos últimos dois anos esse problema foi amplamente resolvido. As lâmpadas LED agora se comparam favoravelmente com outras fontes de luz e, ao contrário das lâmpadas fluorescentes compactas, fornecem luz total imediatamente, em vez de demorar para ‘aquecer’.

Faixa Comparável

A outra coisa que mudou com as lâmpadas LED é a gama de diferentes disponíveis. Com apenas alguns designs, agora você pode obter velas, holofotes, bolas de golfe, tubo, refletor e GLS. Há também os encaixes ou roscas que você esperaria, incluindo o popular parafuso E27, o que significa que escritórios e residências poderão encontrar uma lâmpada para atender às suas necessidades.

Tecnologia mais segura

O problema das lâmpadas fluorescentes compactas é que elas contêm mercúrio e, portanto, são mais problemáticas quando se trata de descarte. As lâmpadas LED são totalmente seguras e também não emitem altas temperaturas quando acesas e, portanto, são mais fáceis de manusear do que uma lâmpada quente. 

Você também não recebe os gabinetes de vidro que encontra com outras lâmpadas e não precisa se preocupar com coisas como vidro quebrado.

Lâmpadas LED são ecológicas

As credenciais verdes da tecnologia LED são uma forte razão para mudar para esses tipos de lâmpadas, principalmente se você for uma empresa que deseja reduzir sua pegada de carbono. A iluminação LED usa menos energia e, portanto, você está reduzindo as emissões de CO2 que acompanham a produção de eletricidade. 

Eles também não contêm metais nocivos, como chumbo ou mercúrio, e o processo de fabricação é muito mais limpo do que com outras lâmpadas. Porque eles duram mais do que seus equivalentes, isso significa que não teremos que fabricar ou comprar tantos, o que novamente reduz o impacto no meio ambiente.

Encaixes tradicionais

A maioria das lâmpadas LED tem os acessórios padrão, como a rosca E27, e pode simplesmente ser trocada pela iluminação existente. As únicas ressalvas são que os interruptores dimmer podem precisar ser substituídos se você os tiver, porque as lâmpadas LED funcionam com uma potência mais baixa. 

Para tubos de LED, você também pode precisar trocar o reator e religá-lo, mas muitas marcas realmente se encaixam no acessório existente.

O custo está caindo

A outra reclamação para lâmpadas LED no passado foi o custo. Com melhores processos de fabricação e o aumento da demanda devido aos recentes desenvolvimentos de pesquisa, o preço caiu drasticamente nos últimos anos. Se você adicionar a isso que as lâmpadas LED duram muito mais do que outras no mercado, então você tem um sistema de iluminação econômico e eficiente. Sim, eles ainda são um pouco mais caros, mas isso é compensado pela economia de energia e pelo fato de ser muito mais duradouro do que muitos outros tipos de lâmpada.

Estima-se que quase 20% das nossas contas de energia, tanto em casa quanto no escritório, sejam gastas com iluminação. Quando você considera que as lâmpadas LED operam com uma potência muito menor do que outras marcas, você pode ver que há uma economia de custos considerável a ser feita a longo prazo quando você muda para essa tecnologia.

Tipos de encaixes

No passado, as lâmpadas LED nem sempre estavam disponíveis nos mesmos encaixes das lâmpadas tradicionais. Isso mudou completamente. Agora eles estão disponíveis em uma variedade de acessórios para atender às suas necessidades, para que todos possam se beneficiar dos LEDs que economizam energia. E muitas vezes você nem precisa da ajuda de um eletricista para montá-los. 

Aqui está um guia rápido para ver se o encaixe de lâmpada que você precisa está disponível com tecnologia LED.

Lâmpada Led A60 E27 6500k Bivolt 9w

Lâmpada LED E27

As lâmpadas E27 são as mais populares. Eles também são conhecidos como lâmpadas ‘Edison Screw’ ou simplesmente ‘ES’. É um dos tipos de encaixa mais popular.

Eles medem 27 mm, que é o mesmo que um E27 de halogênio ou incandescente, então você pode simplesmente colocar um LED E27 em um encaixe E27 existente – é completamente sem problemas.

Lampada Led rosca E14

Lâmpada LED E14

A rosca de uma lâmpada E14 é idêntico a uma E27, mas por um lado: é menor, medindo apenas 14 mm de diâmetro, e é por isso que eles são frequentemente usados ​​em pequenos acessórios para fins decorativos ou puramente práticos – como lustres e eletrodomésticos.

Spots

Holofotes são incrivelmente populares na casa moderna. Eles podem ser usados ​​para destacar itens decorativos de maneira elegante e também são práticos graças a uma forma plana e opções de feixe estreito e largo. Tal como acontece com a lâmpada LED moderna, o foco LED é igualmente versátil e muitas vezes pode ser instalado sem ajuda adicional de um eletricista.

GU10

O spotlight mais popular em geral. Eles geralmente são reguláveis ​​e podem ser usados ​​em qualquer lugar da casa, desde o banheiro até os espaços de trabalho, onde você deseja um pouco mais de foco. Como com um GU10 de halogênio mais antigo e menos eficiente, o LED GU10 possui dois pequenos pinos – ou pernas – na base, o que significa que na maioria dos casos eles podem ser adaptados em luminárias de halogênio existentes.

MR16

Outro destaque doméstico popular, mas nem sempre tão conveniente, o MR16 é o mesmo que o GU10, mas possui dois pinos na base que são mais finos. É importante observar que, ao substituir MR16s de halogênio por equivalentes de LED, seu transformador existente – que envia uma corrente para os LEDs – pode ter um requisito de carga mínimo (a quantidade mínima de potência que precisa ser carregada pelo transformador). Isso ocorre porque os LEDs consomem muito menos energia do que os halogênios. Nessas circunstâncias, recomendamos a atualização para um transformador de LED compatível para que você não arrisque nenhum dano potencial ao encaixe, à vida útil ou à qualidade da luz.

G9

G9s são menores e são frequentemente encontrados em eletrodomésticos e eletrônicos. Eles emitem uma luz mais fraca, muitas vezes irradiando apenas um máximo de 300 lúmens.

G4

G4s são semelhantes aos G9s e são frequentemente usados ​​em aparelhos ou luminárias menores. Assim como os holofotes MR16, os G4s podem exigir um transformador especializado compatível com LED se você estiver trocando de halogênio.

Formatos de lâmpada LED

Quais formas de bulbo estão disponíveis? As lâmpadas LED tipo filamento estão disponíveis em uma variedade de formas. Aqui está uma seleção dos mais populares e onde eles podem ficar ótimos em sua casa.

Lâmpada de filamento LED globo

Lâmpadas globo

As lâmpadas em forma de globo são maiores que a maioria e são ideais para uso em áreas abertas. Eles ficam fantásticos quando suspensos de tetos altos e encaixados em uma luminária suspensa, para que o globo fique totalmente exposto.

Lâmpada de filamento LED bola de golfe

Lâmpadas de bola de golfe

As lâmpadas de bola de golfe são melhor usadas para iluminar áreas menores, seja para fins práticos ou decorativos, porque são menores em tamanho do que suas alternativas de globo maiores. Ideal se o espaço for um prêmio.

Lâmpada de filamento LED de vela

Lâmpadas em forma de vela

Se você tiver a sorte de possuir um candelabro, as lâmpadas em forma de vela são perfeitas. Eles são elegantes e compactos, e também estão disponíveis em um acabamento fosco, que é perfeito para usar no Natal e você quer algo impressionante para quando amigos e familiares estão por perto.

Lâmpada de filamento LED com ponta de chama

Lâmpada de ponta de chama

Procurando algo um pouco mais decadente? Em seguida, opte por uma lâmpada com ponta de chama . Como uma lâmpada em forma de vela, eles combinam com candelabros e ambientes góticos, mas oferecem algo um pouco diferente estilisticamente no toque extra na parte superior. Eles – como a lâmpada em forma de vela – também estão disponíveis em acabamentos foscos.

Lâmpada de filamento LED padrão

Lâmpada padrão

Procurando algo mais sutil e prático? Então nunca se esqueça da lâmpada em forma padrão. É incrivelmente versátil e pode ser usado em praticamente qualquer lugar.

Lâmpada de filamento LED de lágrima

Lâmpada de lágrima

As lâmpadas de lágrima estão se tornando imensamente populares no momento. Eles complementam perfeitamente os ambientes industriais e são mais adequados quando totalmente expostos de uma luminária suspensa.

Temperatura de cor

Uma grande vantagem da transição para luzes LED é que você pode escolher a temperatura de cor certa para iluminar seu espaço. As informações correlacionadas de temperatura de cor ou CCT indicam o calor ou o frio de suas luzes LED. CCT é medido em Kelvins (K). A luz branca quente tem uma classificação Kelvin mais baixa, enquanto a luz branca fria tem uma classificação Kelvin mais alta.

A classificação Kelvin está em números que variam de 2000 a 7000. A luz da vela tem uma classificação Kelvin de 1500, enquanto o céu azul claro tem uma classificação Kelvin de 10.000. A classificação Kelvin informará a cor real que sua luz LED produzirá. Dê uma olhada no gráfico abaixo para ver como a classificação Kelvin pode ajudá-lo a escolher a luz LED certa.

Tira de Luz LED CCTAparência LeveAmbienteAplicativo recomendado
2000K – 3000KBranco QuenteAconchegante, Íntimo,
Calmo, Convidativo
salas de estar, quartos, áreas de espera, lobbies, mesa e luminárias de chão
3100K – 4500KBranco FrioBrilhante, vibrante
cozinhas, escritórios, espaços comerciais , caves, elevadores, iluminação de tarefas
5000K – 6000KLuz do diaFresco, revigorantegaragens, banheiros, áreas de exposição, espaços industriais, armazéns

Outra especificação técnica que você deve ficar de olho é o Índice de Renderização de Cores ou CRI das luzes LED. O CRI informa como os objetos parecem sob uma fonte de luz em comparação com a aparência deles sob a luz do sol. Um CRI mais alto significa mais clareza e vivacidade. As luzes LED têm um CRI maior do que as lâmpadas fluorescentes compactas e outras fontes tradicionais de luz.

O CRI é medido a partir de um intervalo de 0-100. Geralmente, um CRI superior a 80 é recomendado para luzes LED usadas em ambientes domésticos, enquanto uma classificação CRI de 90 e acima é aceitável para projetos de iluminação comercial e industrial.

Marcas

Conheça as principais marcas de lâmpadas led:

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

Iluminação

Slim Perform da Philips: Tecnologia, Conectividade e Economia para o seu Negócio

Iluminação

Conheça as Principais Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?