Material elétrico

Fita Isolante de Qualidade Contribui para uma Instalação Elétrica Segura

Você sabia que os custos com instalação elétrica em uma obra representam cerca de 3%, sendo que o gasto referente a fita isolante, não chega a 1% do custo total da obra?

Perante tantos outros custos financeiros elevados que envolve uma obra, alertar sobre a inexpressividade desses valores é de suma importância, visto que ainda são inúmeras as pessoas que continuam economizando com itens que envolvem segurança dos usuários de um imóvel, neste caso instalações elétricas.

Fita isolante de qualidade contribui para minimizar incêndios por problemas elétricos

Acidentes e incêndios em decorrência da eletricidade, infelizmente, acontece diariamente no Brasil.

Segundo dados da Abracopel (Ass. Bras. de Conscientização para os Perigos de Eletricidade), somente no 1º Semestre de 2021 foram registrados 759 acidentes com eletricidade.

O que muitas pessoas nem imaginam é que, o uso de fita isolante de má qualidade pode implicar nesse tipo de acidente, uma vez que afeta diretamente a isolação dos fios e cabos elétricos.

Se a fita isolante utilizada na emenda dos fios e cabos não for de boa procedência, e não atender aos requisitos propostos nas normas de fabricação, há um grande risco de a fita isolante não suportar a dilatação e movimentação que acontece com os condutores elétricos ao longo dos anos.

Como os fios e cabos ficam detrás das paredes, dentro de conduítes, caso a fita desgrude no local da emenda, será difícil alguém descobrir com rapidez que isto aconteceu.

Sendo assim, em muitos casos o problema somente vem à tona quando há um princípio de incêndio, provocado justamente no local da emenda malfeita, com o uso de uma fita isolante de procedência duvidosa.

Fita isolante vai muito além de ser normatizada, precisa ser certificada.

É direito do consumidor exigir que a fita isolante utilizada tenha sido fabricada de acordo com a norma vigente para fabricação deste produto.

Portanto, no momento em que o profissional eletricista estiver realizando o serviço de instalação elétrica de sua residência, fique alerta e certifique-se que na embalagem da fita isolante contenha as seguintes informações:

  • Fabricada de acordo com a norma ABNT NBR NM 60454-3-1

Dentre os diversos requisitos normativos descritos na norma, alguns dos critérios mais importantes são os ensaios, realizados para atestar a qualidade e trazer segurança a sua instalação elétrica.

Para que a fita seja aprovada é necessário, por exemplo, que atenda requisitos mínimos como alongamento, resistência a tração, adesão e rigidez dielétrica.

  • Selo de Organismo de Certificação

Quando um organismo independente de certificação realiza testes da fita isolante, no qual já tenha sido submetida a testes e ensaios pelo fabricante, reforça ainda mais a segurança, confiança e qualidade.

Facilidades e Benefícios da Fita Isolante Scotch 33+

A 3M é uma empresa pioneira e inovadora na criação de vários produtos, dentre eles a fita isolante. Prezar pela credibilidade conquistada ao longo dos anos, entregando um produto de excelência para os profissionais eletricistas, é honrar seu compromisso de empresa séria e idônea.

Isto explica os motivos pelo qual a Scotch 33+ é a número 1 na preferência dos eletricistas, afinal, esse profissional exerce um papel primordial na prestação de serviços de instalação elétrica, e utilizar materiais de qualidade é o que entregará diferencial aos seus clientes.

A Scotch 33+ é fabricada de acordo com a ABNT NBR NM 60454-3-1, possui selo do organismo de certificação da TÜV Rheinland, não contém metais pesados em sua fabricação, conforme diretiva RoHS.

Além disto, a Scotch 33+ possui alta durabilidade, não desgruda e nem resseca, garantindo que não haja perda de isolação do cabo, uma vez que acompanha o movimento de dilatação e contração que o condutor elétrico produz ao longo do tempo.

Um dos principais diferenciais da Fita Isolante Scotch 33+ é a única fita que suporta uma temperatura de 105ºC, muito acima do estipulado pela norma vigente.

Artigo : Eletricista: profissão que ajuda a eletricidade funcionar no Brasil

Quando o assunto é segurança, não há motivos para se arriscar!

A 3M é a única fabricante brasileira produtora de fitas isolantes, nela você pode confiar.

E na Dimensional você encontra, tanto nas lojas físicas como em nossa loja online, a fita isolante preferida pelos eletricistas: Fita Isolante Scotch 33+.

Fale com nossos especialistas clicando aqui.

Saiba mais sobre material elétrico em nosso blog clicando aqui.

Até a próxima!

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?