Cabos especiais

Prepare sua estrutura de cabeamento para o futuro.

estrutura de cabeamento

A estrutura de cabeamento, também conhecida pela sigla KET, é um método utilizado para cabear as redes levando em conta as normas de segurança, como ANSI e a EIA / TIA. Ele é escolhida para aproveitar melhor os equipamentos e recursos disponíveis.

De maneira geral, o cabeamento se dá pela organização dos fios, meios de transmissão de rede de voz e dados, redes internas, internet e telefonia. Assim, toda a estrutura ficará organizada e mais fácil de ser identificada.

Neste texto, daremos algumas dicas de como você poderá preparar a sua estrutura de cabeamento para o futuro, para que ela possa durar mais, oferecer mais economia para a instituição e também evitar acidentes com os fios, que podem colocar em risco a integridade dos computadores e dos profissionais que trabalham com esses equipamentos.

Pense na arquitetura de cabeamento geral

O primeiro passo para ter uma estrutura de cabeamento futurística é fazer o seu planejamento. Verifique qual o melhor local para a organização desses cabos e como esse processo será feito.

Assim, o cabeamento se dará de maneira muito mais rápida, além de evitar ou prever problemas relacionados a sua organização, que poderão ser resolvidos ou evitados de maneira muito mais certeira.

Também é importante pensar em como cada cabo será identificado, e se será fácil manuseá-los caso a estrutura precise de algum reparo ou passar por alguma troca. Isso auxiliará no trabalho de toda a equipe.

Conheça métodos de cabeamento inovadores

Procure sempre se atualizar sobre as novas técnicas de cabeamento. Assim, você poderá colocar em prática aquelas que mais condizem com a sua situação, além de fornecer um serviço muito mais satisfatório para a empresa.

Atualmente, existem alguns métodos que estão fazendo bastante sucesso, como o o de meios trançados ou com a utilização de fibra óptica. Cada um conta com suas vantagens e aplicações.

O ideal é que o profissional avalie qual dos procedimentos vale mais a pena, levando em conta o orçamento oferecido e as características do próprio projeto, para que o o cabeamento seja feito da melhor forma.

Isso resultará em uma economia para a empresa, que não precisará gastar com reparos frequentes ou ter que refazer toda a estrutura de cabeamento para que ela seja otimizada.

Otimize sua infraestrutura elétrica

A infraestrutura elétrica é todo o sistema que fará a conexão de energia com os equipamentos utilizados dentro da empresa. Existem algumas maneiras de otimizar essa estrutura para que ela gaste menos energia.

Com isso, a empresa terá um gasto menor com essa despesa obrigatória e poderá reinvestir esse dinheiro em outras áreas que necessitam de uma maior atenção.

Uma das dicas é modernizar os materiais e equipamentos que estão sendo utilizados no sistema elétrico. Aparelhagens mais antigas poderão ter um consumo de energia maior, além de aumentar as chances de apresentar defeitos com mais frequência.

Utilize cabos de boa qualidade

Os materiais usados na estrutura de cabeamento precisam ter qualidade. Assim, eles poderão oferecer um melhor serviço de transmitir a energia elétrica até os equipamentos correspondentes, além de ter menos riscos de queimar ou apresentar outro tipo de defeito.

Outra dica para escolher melhor os cabos elétricos que farão parte da sua estrutura de cabeamento é optar pelo melhor tipo, levando em conta a finalidade dela, ou seja, os tipos de equipamentos que serão ligados.

Além disso, o próprio tamanho dos fios também precisa se bem pensado, para que eles consigam alcançar a fonte de energia e os equipamentos sem que fique com uma sobra, o que pode deixar a estruturação menos bonita ou, até mesmo, perigosa.

Leve em conta o número de servidores

Quantos servidores serão acoplados à estrutura de cabeamento? Essa informação é muito importante, pois definirá a potência que ela deverá aguentar. Caso o número de equipamentos a serem conectados seja maior do que o previsto, poderá não ter espaço para fazer todas as conexões ou elas poderão ficar desorganizadas.

Se necessitar de uma estrutura menor, um sistema mais simples poderá ser utilizado, para que todos os equipamentos sejam acomodados de maneira eficiente e a organização seja mais limpa.

Conte com a ajuda de novas tecnologias

A tecnologia é uma aliada em diversos setores e atividades empresariais, e com a estruturação de rede não poderia ser diferente. É possível utilizar programas para analisar se a estruturação dos cabos foi feita de maneira corretamente.

Alem disso, é possível utilizar a tecnologia no processo de planejamento do cabeamento, permitindo que o profissional tenha uma visão ampla e realista do que precisa ser feito.

Assim, serão poupados tempo e dinheiro nessa atividade, além de o resultado ser mais satisfatório e eficiente. Afinal, a qualidade do serviço também foi incrementada com a utilização dessas ferramentas.

Melhore a configuração dos sistemas já instalados

Uma dica para começar a modernizar a estruturação de cabeamento da empresa, além de muito econômica, é melhorar a configuração dos sistemas que já estão instalados nos servidores. Verifique qual é o atual estado dessa estrutura e analise o que pode ser feito para que ela se torne mais moderna e eficiente.

Poderão ser feitas algumas pequenas trocas ou reparos, a depender do tempo de usabilidade dos componentes. Assim, você não precisará refazer toda a estruturação dos cabos e poderá reutilizar o que já está disponível e funcionando corretamente. Essa iniciativa ajudará a poupar tempo da equipe e dinheiro da instituição.

Entendendo melhor o que é e como fazer uma estruturação de cabeamento pensada no futuro, sua empresa poderá usufruir de uma maior segurança, eficiência e economia. É importante que você procure sempre se atualizar e encontrar novidades nessa área para conseguir oferecer serviços práticos, modernos e que superem as expectativas do setor e dos seus gestores.

Você poderá encontrar os melhores materiais e equipamentos para montar uma estrutura de cabeamento eficiente na Dimensional. Os materiais ofertados são de qualidade e com entrega para todo o país. Acesse agora mesmo a nossa loja e confira os nossos produtos!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Cabos especiaisMaterial elétrico

Espaguetes termocontráteis: porque nem só de fios e cabos vive uma instalação elétrica

Cabos especiaisMaterial elétrico

A Importância da Manutenção das Instalações Elétricas

Cabos especiaisFios elétricos

Energia renovável em indústrias e empresas: qual a importância de fios e cabos bem especificados?