Segurança do Trabalho e Epis

Luvas isolantes: o que são e para que servem?

Quem trabalha com energia elétrica está constantemente exposto a riscos que podem causar acidentes fatais. Justamente por isso, o cuidado com os EPIs precisa ser redobrado, principalmente com as luvas isolantes.

Isso porque as mãos dos profissionais eletricistas estão sempre em contato direto com equipamentos e ferramentas que podem provocar choques elétricos leves e graves. 

Por isso, no blog de hoje, vamos conhecer os tipos de luvas isolantes e falar mais sobre a importância desse EPI. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O que são luvas isolantes?

As luvas isolantes são equipamentos de proteção individual (EPI) feitos a partir de uma borracha que impede descargas elétricas. Elas são indispensáveis para qualquer profissional que execute tarefas envolvendo energia elétrica.

Além disso, vale lembrar que a fabricação dessas luvas deve seguir as regras estabelecidas pela NBR 10622 de condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos profissionais.

Tipos de Luvas Isolantes

Para garantir uma efetiva proteção contra choques elétricos, não basta apenas comprar uma luva isolante, é preciso comprar o modelo certo! Atualmente, existem 2 modelos desse EPI:

Luva isolante de borracha

A luva isolante de borracha é o modelo mais comum e mais conhecido entre os EPIs para eletricistas. Ela protege as mãos e os braços contra choques elétricos em circuitos energizados.

Luva isolante vermelha de borracha tipo l.
Luva isolante vermelha de borracha tipo l.

Luva Condutiva

A luva condutiva é ideal para profissionais que realizam manobras em contatos que estão energizados, pois elas ajudam a conduzir a energia e evitar choques. Esse modelo é mais justo nas mãos e protege tanto as mãos quanto os punhos do profissional. 

Proteção extra com a luva de cobertura

Durante o uso diário, as luvas isolantes de borracha podem sofrer diversos desgastes como rasgos e furos, aumentando as chances do profissional sofrer algum acidente durante o seu trabalho.

Por isso, uma forma de proteger esse EPI e aumentar a sua durabilidade é utilizar uma luva de cobertura. Ela tem como finalidade proteger a luva isolante de borracha, garantindo a proteção necessária ao profissional.

Importante: a luva de cobertura não protege contra choques! Por isso, ela não dispensa o uso da luva isolante de borracha, as duas devem ser utilizadas juntas.

Conheça a classificação das Luvas Isolantes

Como vimos, existem 2 tipos de luvas isolantes disponíveis no mercado: a luva isolante de borracha e a luva condutiva. Mas, além de ser dividida em tipos, elas também são classificadas em 6 importantes categorias.

Cada uma dessas categorias é representada por cores e determina o nível de proteção da luva isolante:

  • Classe 00: representada pela cor bege, esse tipo de luva isolante protege contra choques elétricos de no máximo 500V;
  • Classe 0: representada pela cor vermelha, essa luva isolante protege contra choques elétricos de no máximo 1.000V;
  • Classe 1: representada pela cor branca, essa luva isolante protege contra choques elétricos de no máximo 7.500V;
  • Classe 2: representada pela cor amarela, essa luva isolante protege contra choques elétricos de no máximo 17.000V;
  • Classe 3: representada pela cor verde, essa luva isolante protege contra choques elétricos de no máximo 26.500V;
  • Classe 4: representada pela cor laranja, essa luva isolante protege contra choques elétricos de no máximo 36.000V.

Compreender a diferença entre cada uma delas é fundamental para saber comprar o tipo certo que tenha a resistência adequada ao tipo de trabalho do colaborador.

Afinal, os riscos elétricos podem estar em todo lugar e um choque pode ser fatal! Por isso, o uso de luvas isolantes não é uma proteção “a mais” e sim a proteção básica e indispensável para todo profissional que atua com eletricidade. 

Na hora de escolher esse EPI, procure por fornecedores que atendam todos os requisitos da NBR e sejam reconhecidos por sua qualidade. E, se precisar de ajuda para escolher o modelo de luva isolante certo, conte com a Dimensional!

Abraços e até breve!

Dimensional.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos