Material elétrico

Entenda o que o eletricista precisa saber ao realizar a manutenção das instalações elétricas de média tensão

emendas e terminações

Segurança, essa é a palavra que deve estar no vocabulário de todos aqueles que trabalham com eletricidade, principalmente quando falamos sobre instalações elétricas.

A eletricidade não tem cheiro, não tem forma, não tem cor, exigindo que todos os profissionais que atuam na área elétrica, devam ter muita responsabilidade e cuidado. E quando ocorre uma falha no sistema elétrico ou o rompimento dos cabos, é essencial que o profissional saiba como agir.

Enfim, se a segurança na manutenção é tão importante, como o eletricista pode ganhar agilidade? Continue lendo esse artigo e descubra!

Tenha segurança em espaços confinados com riscos iminentes

Todo local que envolve risco para o trabalho do eletricista deve ser tratado com cautela. Confiabilidade, segurança e rapidez do profissional na realização do reparo em espaços confinados ou subterrâneos é muito importante, a fim de garantir que o fornecimento de energia seja restabelecido o mais breve possível.

Quanto menos etapas o eletricista precisar para realizar seu trabalho, menos exposição ele terá aos riscos.

Desde 2006, existe a portaria que prevê a Norma Regulamentadora NR 33, no qual tem por objetivo estabelecer os requisitos mínimos para identificação de espaços confinados e o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle dos riscos existentes, de forma a garantir permanentemente a segurança e saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nestes espaços.

Além dos trabalhadores e técnicos devidamente autorizados, os serviços em espaços confinados precisam contar com um responsável técnico; supervisor de entrada (que emite a permissão de entrada e trabalho antes do início da atividade e vigia (que mantém a contagem dos trabalhadores envolvidos nos espaços confinados e assegura que saiam do local ao término de suas atividades). 

Assim como acontece em espaços confinados, outro local que demanda muito conhecimento, capacitação e segurança são locais onde existem instalações elétricas, seja para geração, transmissão ou distribuição de energia.

O surgimento das emendas de fios e cabos em instalações elétricas

No início do século XX, a indústria química provocou uma verdadeira revolução com a criação das fitas isolantes a base de polímero, um composto químico que permitiu que profissionais realizassem emenda de fios e cabos elétricos.

Os polímeros corretos possuem propriedades isolantes, o que permite que emendas de fios e cabos sejam feitas com precisão, garantindo a isolação dos cabos e evitando perdas elétricas na condução de energia.

Com o passar do tempo, novas tecnologias para a emenda de cabos surgiram, com foco principalmente em ajudar os profissionais que atuam em locais onde é necessário ter muita agilidade, no momento da manutenção ou instalação.

Tecnologia Contrátil a Frio: agilidade na manutenção das instalações elétricas  

Hospitais, indústrias, redes subterrâneas, são todos locais onde durante uma manutenção a energia elétrica precisa ser reestabelecida o mais rápido possível, portanto destreza e uma emenda bem-feita, em um curto espaço de tempo, se tornam um grande desafio.  

Quando você utiliza emendas para cabos de média tensão, fabricadas com a tecnologia contrátil a frio, o tempo sempre estará a seu favor, pois você conseguirá reestabelecer a energia do local o mais rápido possível. Sabe por quê?

  1. A tecnologia de emenda contrátil a frio não precisa de ferramentas auxiliares para sua instalação, como por exemplo, o uso de maçarico.
  2. A emenda contrátil a frio chega a ser 3x mais rápida na sua instalação, se comparada com outros tipos de emendas.
  3. A emenda contrátil a frio, por comprimir o cabo mesmo depois de instalada, é capaz de acompanhar a contração e dilatação do cabo, o que faz com que a emenda tenha capacidade de acompanhar os ciclos térmicos do cabo.
  4. Emendas contráteis a frio da 3M permitem que se una cabos de diferentes seções e modelos.
  5. Dispensa o uso de sopradores térmicos – isto reduz as chances de erros, facilita a instalação, diminui os custos decorrentes da ociosidade das fábricas, tornando o processo mais rápido e eficaz.
  6. A tecnologia contrátil a frio da 3M oferece agilidade, excelente vedação, ganho de produtividade e segurança na manutenção de instalações elétricas, desde que os cabos não estejam com sua integridade comprometida.

 

Produto + mão-de-obra qualificada = instalação excelente

É fato que um profissional confiável precisa sempre estudar e se atualizar sobre normas, produtos, EPIs, novas tecnologias, entre outros.

Para a 3M é primordial que o profissional tenha qualificação e consiga realizar o serviço com o máximo de qualidade e o mínimo de erros possíveis, entregando assim, um serviço completo e diferenciado ao seu cliente.

A plataforma 3M Energy Academy possui diversos tipos de treinamentos que contribuem para a atualização profissional dos eletricistas.

Dentre esses treinamentos, você pode estudar sobre a Tecnologia de Contrátil a Frio, e conhecer todos os procedimentos de montagem na prática, entender como minimizar possíveis erros que possam ocorrer em campo, e ainda receber um Certificação de Conclusão deste curso.

Saiba tudo sobre Materiais Elétrico em nosso blog.

Onde encontrar emendas contrátil a frio? Visite a loja online da Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Material elétrico

Instalação Elétrica: Qual a Importância de Utilizar Emendas e Terminações de Qualidade?

Fios elétricosMaterial elétrico

Qual a importância dos fios e cabos nas instalações elétricas?

IluminaçãoMaterial elétrico

Como escolher a iluminação correta para sala de estar?

IluminaçãoIluminação residencialMaterial elétrico

Ideias de iluminação para apartamento pequeno