Cabos especiais

6 principais fatores para um dimensionamento de projeto de CFTV

dimensionamento de projeto de cftv

O dimensionamento de projeto de CFTV requer alguns cuidados para que consiga atender às necessidades locais. Assim, residências ou empresas devem pensar em sua elaboração antes de qualquer iniciativa operacional ou de aquisição de equipamentos.

Da mesma forma, o local ou as áreas que merecem atenção da segurança eletrônica devem ser bem definidos. Mas, afinal, o que é importante para um projeto adequado?

Continue a leitura e conheça 6 principais fatores para um dimensionamento de projeto de CFTV.

CFTV e seu funcionamento na prática

CFTV é a sigla para Circuito Fechado (ou Interno) de Televisão. Na verdade, trata-se de um monitoramento realizado por uma ou mais câmeras em circuito exclusivo.

As câmeras são instaladas na área da residência, condomínio ou empresa, transmitindo em tempo real para uma central. Essa unidade receptora pode ser um simples gravador de vídeo ou, no caso de câmeras IP, uma central de monitoramento.

Por sua vez, as transmissões recebidas são registradas e o arquivamento pode se dar pelo tempo que for adotado pela estratégia de segurança. Com isso, consegue-se acompanhamento em tempo real e verificação posterior de ocorrências.

Sistemas CFTV hoje estão em todos os lugares, justamente por se tratar de um dos melhores instrumentos de segurança disponíveis e acessíveis. Desse modo, residências e condomínios, empresas comerciais e industriais, instituições públicas, assim como as vias públicas são todos vigiados por sistemas CFTV.

Importância do projeto de CFTV

A fim de conseguir um sistema CFTV eficiente, não basta adquirir equipamentos e providenciar a instalação. A realidade que se quer proteger deve ser analisada para que seja possível identificar o que, de fato, é necessário e fazer o respectivo dimensionamento.

Para isso, deve ser elaborado um projeto de CFTV por pessoal capacitado e experiente. Dessa forma, é possível atender às necessidades sem gastos supérfluos por um lado e, por outro, sem deixar de alcançar pontos importantes cuja ausência fragilizaria todo o sistema.

Considere a necessidade de segurança patrimonial de uma empresa, além dos dados que ela precisa proteger. Um projeto adequado levará em conta todas as demandas e identificará os pontos que precisam ser protegidos e alcançados pelas câmeras, desde as salas e corredores até o estacionamento.

Além disso, o projeto prevê, junto à organização interessada, a melhor periodicidade de manutenção dos dados gravados. Do mesmo modo, define a estratégia mais adequada de acompanhamento a partir da central e medidas de acionamento de resposta no caso de ocorrências.

Principais fatores para o dimensionamento do projeto

A elaboração de um projeto de CFTV deve levar em conta alguns fatores essenciais para seu correto dimensionamento, seja para controle de acesso de pessoas ou segurança patrimonial. Veja a seguir os principais aspectos a considerar.

1. Equipamento de qualidade

Os resultados obtidos com o trabalho de um sistema CFTV devem ser garantidos, pois não há como voltar no tempo, por exemplo, para uma ocorrência que não foi devidamente registrada, ou cujos dados se perderam. É indispensável, portanto, operar com equipamentos de qualidade para não comprometer todo o projeto.

Deve-se levar em conta especialmente as câmeras utilizadas e o sistema de gravação das imagens geradas. Além disso, é preciso considerar ainda a qualidade do cabeamento previsto pelo projeto.

2. Cabeamento

O cabeamento é a parte da estrutura do sistema CFTV capaz de conduzir toda a qualidade de imagem produzida pelas câmeras ou de transformá-la em um verdadeiro desastre visual. Por essa razão, nunca se deve subestimar a importância e a qualidade dos cabos utilizados.

Assim, é essencial trabalhar com cabos de capacidade adequada para o que se pretende, dentro das normas aplicáveis, ou o investimento no equipamento poderá ser perdido. O projeto deverá considerar o dimensionamento do cabeamento, sempre tendo em vista a qualidade final necessária.

3. Gravação de imagens

A gravação das imagens geradas pelas câmeras é dimensionada essencialmente em função de 3 variáveis:

  • o número de câmeras que serão instaladas;
  • a resolução, velocidade e quadros de gravação;
  • a definição de gravar continuamente ou quando houver movimento na área.

Esses fatores definem principalmente a capacidade dos discos para armazenar os resultados produzidos. Assim, eles também precisam ser adequadamente definidos e dimensionados no projeto.

4. Infraestrutura

Para definição da infraestrutura necessária ao sistema CFTV, é preciso levar em conta as características das instalações da central de monitoramento. Assim, uma pequena sala com mobiliário simples para instalação da central, monitor(es), quadro elétrico etc. é necessária.

O outro cuidado a ser observado é com as canaletas e eletrocalhas para a passagem dos cabos quando se opera com cabeamento estruturado. Outros componentes menores podem ser necessários, dependendo das opções.

5. Largura de banda

No caso de sistema CFTV instalado em rede IP, é preciso avaliar a quantidade de dados que será transmitida para que se proceda ao dimensionamento da largura de banda mais adequada ao sistema. Afinal, pode ser necessário transmitir muitas das imagens geradas.

Do mesmo modo, será necessário definir um endereçamento para a rede. Nesse caso, deverá ser exclusivo a fim de que não ocorram conflitos que possam impedir a comunicação entre os pontos das câmeras e a central de monitoramento.

6. Backup

Backup é a técnica de segurança digital por meio de cópias dos dados armazenados, com vistas à sua proteção quanto a algum tipo de perda possível. Assim, o backup permite recuperar dados, caso alguma falha eventual ou criminosa ocorra no sistema.

O backup deve ser dimensionado em função da política de segurança definida. Essas considerações dizem respeito especialmente ao tamanho e à periodicidade de atualização e cópia dos dados armazenados.

Caminho para encontrar o material e o equipamento necessários

Uma vez definido o que se precisa, é hora de se obter o equipamento e o material necessários para sua instalação. Para esse fim, é indispensável dispor de um fornecedor experiente, capaz de suprir com precisão as demandas previstas pelo projeto.

Nesse sentido, considere a Dimensional, sobretudo pelos diferenciais que apresenta: a disponibilidade de profissionais capacitados e experientes, além dos menores prazos para o atendimento às suas necessidades.

Você conheceu alguns aspectos essenciais para a elaboração e dimensionamento de projeto de CFTV. Ao mesmo tempo, pôde perceber a importância da qualidade do equipamento e do material a ser utilizado.

Portanto, conheça a loja online da Dimensional e tenha acesso aos equipamentos que você precisa para seu sistema CFTV.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Cabos especiaisMaterial elétrico

Espaguetes termocontráteis: porque nem só de fios e cabos vive uma instalação elétrica

Cabos especiaisMaterial elétrico

A Importância da Manutenção das Instalações Elétricas

Cabos especiaisFios elétricos

Energia renovável em indústrias e empresas: qual a importância de fios e cabos bem especificados?