Cabos especiaisMaterial elétrico

Como Escolher Cabos Para Inversores de Frequência ?

Descubra como a escolha do cabo contribui para o funcionamento adequado do inversor de frequência

No artigo de hoje vamos abordar como a escolha correta do cabo pode contribuir para o funcionamento adequado dos Inversores de Frequência.

Mas para que servem os Cabos Para Inversores de Frequência?

Os Cabos Para Inversores de Frequência servem para fazer a correta ligação dos Inversores de Frequência, a fim de que haja transferência adequada de potência dos sistemas para os motores, visando o perfeito funcionamento e controle dos mesmos.

O que é um Inversor de Frequência?

O Inversor de Frequência variável (conhecido como VFD em inglês) é um tipo de controlador que tem como função acionar um motor elétrico e ao mesmo tempo variar a frequência e a tensão que é fornecida ao motor, com o objetivo de controlar a sua velocidade e potência consumida.

Quando falamos de motores elétricos de indução ou corrente alternada (CA), a frequência (medida em Hertz) está diretamente relacionada às Rotações Por Minuto (RPMs) de um motor, ou seja, quanto maior a freqüência, mais rápida as RPMs ou maior a velocidade de rotação do motor.

Aqui no Brasil, as concessionárias de energia elétrica fornecem energia alternada com uma frequência de 60Hz, porém, a maior parte dos motores elétricos encontrados nas indústrias e que consomem esta energia possuem rotação nominal de 3600 RPM.

Portanto, se uma aplicação qualquer não requer um motor elétrico funcionando na velocidade cheia de 3600 RPM, o que é muito comum, você tem três alternativas: ou utilizar um redutor mecânico ou utilizar o inversor de frequência, ou utilizar ambos.

No caso de utilizarmos o Inversor de Frequência, ele poderá ser configurado para gerar uma rampa de descida, reduzindo a frequência e a tensão para que o motor opere conforme os requisitos da carga (velocidade e tensão desejada).

Onde devem ser utilizados Inversores de Frequência e qual sua importância?

Os Inversores de Frequência podem ser utilizados em diversas aplicações, mas principalmente, são voltados à automação industrial.

Na indústria, por exemplo, eles são utilizados em alguns tipos de maquinários como esteiras transportadoras, rotuladoras, tanques resfriadores de leite, bobinadeiras, ventiladores, entre outros.

Portanto, concluímos que o inversor é um importante dispositivo utilizado nos projetos de automação industrial que tem como foco melhorar a produção, reduzindo gastos e evitando quebras no maquinário com sua utilização.

Quais são os principais problemas enfrentados pelo Inversor de Frequência?

Ao instalar um inversor de frequência, podemos enfrentar alguns problemas. E um desses problemas mais sérios são as Radiações Eletromagnéticas.

Radiação Eletromagnética é um termo usado para descrever um fluxo de partículas que absorvem energia que viaja para fora de uma fonte eletromagnética.

A energia nestes fluxos pode variar amplamente no poder e é medida pelo espectro eletromagnético. Este tipo de radiação pode ser benéfico, inofensivo ou extremamente perigoso para os seres humanos, dependendo da fonte, nível de radiação e duração da exposição.

Um cabo de alimentação tradicional pode atuar como uma grande antena para radiação. Os ruídos captados pelos cabos podem corromper os dados enviados pelo inversor de frequência, podendo perder o controle do motor.

Uma blindagem geral, como por exemplo uma fita de cobre helicoidalmente remontada, fornece proteção contra as radiações eletromagnéticas que incidem sobre o cabo.

Vantagens no uso do inversor de frequência

Dentre as principais vantagens dos inversores de frequência, podemos destacar:

  • Instalação simples;
  • Parametrização fácil;
  • Economia de energia;
  • Reduz o pico de corrente nas partidas;
  • Precisão nos processos;
  • Partida e parada suave do motor;
  • Excelente regulador de pressão e vazão;
  • Comunicação avançada e aquisição de dados;
  • Identificação de falhas;
  • Substituição de variadores mecânicos e eletromagnéticos;
  • Eliminação de elementos de partida pesados e complicados;
  • Menor frequência de manutenção;
  • Menos intervenção humana;
  • Automatização, segurança e flexibilização dos processos fabris.

Por que um cabo correto e bem dimensionado pode contribuir adequadamente para o funcionamento do inversor de frequência?

Corrente de Modo Comum (CMC) é o fluxo líquido total de corrente no cabo, e a situação ideal (e menos problemática) é a corrente do modo comum igual a zero.

Mas qual o problema com as CMCs?

As Correntes de Modo Comum podem causar efeitos danosos nos componentes do sistema VFD e até mesmo nos equipamentos operados pelo sistema, tais como: falha prematura do rolamento do motor, interferência em PLCs e suas redes de comunicação, sensores, codificadores, rádios e até perigo de choque elétrico.

Porém, as CMCs podem ser minimizadas com uma construção que tenha um aterramento equidistante das fases. O aterramento garante a proteção aos sinais de modo-comum e também proteção em relação a tensões perigosas.

A seleção de um cabo apropriado para os inversores de frequência irá contribuir com a confiabilidade e longevidade geral do sistema.

A blindagem geral reduz a interferência eletromagnética e o terra concêntrico cria um caminho controlado para o fluxo das CMCs.

Cabos PRYSMIAN para Inversores de Frequência

A Prysmian desenvolveu dois tipos de cabos para atender a essa demanda de Inversores de Frequência.

O primeiro deles (GSette VFD) tem o condutor terra concêntrico aplicado helicoidalmente ao cabo.

O segundo tipo (3F+3T) tem três condutores terra aplicados nos interstícios das fases, também de maneira concêntrica.

Ambos têm a blindagem eletrostática formada por fita de cobre helicoidalmente remontada, o que se traduz em um desempenho exemplar nas aplicações em sistemas alimentados por inversores.

Cabo GSette VFD

Os Cabos GSette VFD são os mais completos de sua categoria e atendem as Normas NBR 7286 e NBR 5410.

Projetado especialmente para Conversores e Inversores de Frequência à carga, ele possui uma blindagem em fita de cobre para evitar qualquer interferência.​

Como já vimos no início do artigo, os inversores de frequência tem a função básica de controlar a velocidade de motores elétricos de corrente alternada (CA).

Mas essa operação pode ocasionar ruídos na rede elétrica e perturbações em sistemas eletrônicos ou equipamentos de comunicação de dados.

Para isso, os Cabos GSette VFD possuem um quarto condutor concêntrico à reunião das veias de fase e uma blindagem de fita de cobre em contato com os fios do condutor concêntrico, evitando que qualquer interferência elétrica passe para o meio ambiente.

Eles são constituídos por condutor de cobre nu, classe 5, extra flexível, com isolação em composto termofixo HEPR 90ºC, condutor de aterramento concêntrico, blindagem metálica com fita de cobre aplicada em contato com o condutor concêntrico e cobertura termoplástica em PVC.

Cabo 3F+3T

1 – Fases

2 – Isolação

3 – Terras concêntricos

4 – Reunião

5 – Blindagem

6 – Cobertura

A DIMENSIONAL possui a linha completa de Cabos Prysmian para Inversores de Frequência, além de uma equipe pronta para tirar todas as suas dúvidas.

Entre em contato conosco clicando aqui e saiba como podemos lhe ajudar.

Saiba mais sobre cabos especiais em nosso blog aqui.

Até a próxima,

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?