Segurança do Trabalho e Epis

Como o DDS pode aumentar o nível de segurança das empresas?

dds

Imagina se você pudesse diminuir os riscos de acidente de trabalho empenhando poucos minutos do seu dia e sem nenhum custo. Parece impossível, certo? Mas com o DDS não é!

DDS é a sigla para Diálogo Diário de Segurança. De maneira geral, trata-se de uma conversa com os colaboradores sobre os riscos no trabalho e, principalmente, como evitá-los.

Se você nunca ouviu falar sobre o assunto ou não sabe como aplicá-lo na sua empresa, continue a leitura! No blog de hoje, preparamos um passo a passo de como aumentar o nível de segurança nas empresas com esta estratégia.

Como o Diálogo Diário de Segurança acontece na prática?

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é um recurso utilizado por profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para minimizar riscos de acidentes ocupacionais. 

Na prática, é uma conversa diária com os funcionários antes do início do expediente. A reunião deve ter duração máxima de 30 minutos e repassar instruções sobre as atividades que serão exercidas e o manuseio correto dos equipamentos de segurança.

Além disso, também é comum que os DDS abordem temas sobre à saúde física e mental dos colaboradores. Afinal, elas contribuem para garantir o bem-estar e a segurança de todos.

Apesar de parecer uma prática simples, vale lembrar que é fundamental que esse bate-papo seja mediado por um profissional de SST. Dessa forma, é possível não só passar as informações corretas, como também conhecer as dificuldades da equipe e a visão deles sobre possíveis riscos existentes no local de trabalho.

DDS na prática

Suponha que você trabalhe em uma empresa que realiza manutenção e reformas de imóveis. 

Neste mercado, são executadas diversas atividades que podem passar por mudanças ao longo do tempo, seja devido a uma atualização de NR, um novo método de execução ou a um novo EPI adquirido, como capacete de aba frontal ou um protetor auditivo de concha.

Imagine que para falar com os colaboradores sobre as medidas de segurança referentes a estas mudanças você tivesse que mandar um e-mail ou explicar de forma separada para cada equipe.

As chances de que os colaboradores estejam ocupados demais durante o expediente para prestar atenção ou mesmo que não se interessem pelo assunto são grandes, não é mesmo? 

Por isso, o Diálogo Diário de Segurança é tão eficaz. Em poucos minutos, distribuídos ao longo da semana, você consegue falar sobre todos os pontos sem afetar a produtividade dos trabalhadores e sem deixar a conversa cansativa.

Como implementar o DDS na minha empresa?

A implementação do DDS é simples. Mas lembre-se que, como se trata de um diálogo, é preciso esforço para transformar as palavras em ações e colher os resultados.

Para te ajudar nessa missão, separamos um passo a passo de como iniciar o Diálogo Diário de Segurança no seu local de trabalho. Confira!

1º passo: estudo da empresa

De nada adianta dialogar se você não conhecer a fundo sobre o que precisa falar. Por isso, é importante realizar um estudo preliminar do local de trabalho, dos problemas mais recorrentes e das urgências e falhas de saúde e segurança do trabalho.

2º passo: elenque os envolvidos

Como estamos falando de diversos aspectos e ambientes de trabalho, muitas vezes é importante envolver outros profissionais para que a mensagem seja passada com mais clareza.

Por isso, faça uma pesquisa dos profissionais qualificados para falar sobre cada assunto e convide-os para participar do DDS.

3º passo: separe os temas

As pautas de assunto devem variar e, sempre que possível, trazer exemplos de situações que já ocorreram na empresa ou que foram noticiadas recentemente para mostrar a relevância do tema. 

Alguns temas interessantes para serem abordados nos Diálogos Diários de Segurança são:

  • uso adequado dos EPIs;
  • uso adequado dos EPCs;
  • acidentes ou falhas fatais;
  • postura corporal;
  • campanha de prevenção contra o câncer de mama e de próstata;
  • como aprender com os erros cometidos.

4º passo: implementação

Depois de tudo organizado e planejado, é hora da ação! Avise a equipe sobre a implementação deste novo recurso e explique como vai funcionar e o objetivo.

A ideia é que o DDS seja feito da maneira mais descontraída possível, sem formalidades para estimular a equipe a participar.

5º passo: documente cada DDS

Para acompanhar a eficácia, entender a reação da equipe em relação às temáticas e coletar feedbacks para Diálogos Diários de Segurança futuros, é importante documentar os principais pontos de cada DDS.

Apesar de ser uma medida simples, esta é uma maneira prática e eficiente para ajudar a sua empresa a diminuir os acidentes de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. 

Para um projeto de segurança no trabalho ainda mais completo, fale com um de nossos especialistas e conte com a Dimensional para te ajudar a manter a sua equipe segura e eliminar riscos de acidente com EPIs de alta qualidade!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos