Automação

Por que o controle de acesso do prédio me bloqueou?

controle de acesso

O controle de acesso em prédios costuma funcionar pelo modelo de portaria remota, no qual uma central de monitoramento permite a entrada e saída do pessoal a distância, levando em conta se o indivíduo tem ou não autorização para frequentar o local.

Neste texto, daremos algumas dicas de como implementar o controle de acesso e mostraremos quais são os tipos de procedimentos que podem ser aplicados para promover a segurança de quem trabalha ou mora naquele prédio.

Alem disso, explicaremos alguns dos motivos que podem levar ao bloqueio do acesso de alguém e o que fazer nessas situações, para que você não seja lesado ou fique sem entrar na sua casa ou trabalho. Continue a leitura e confira!

Quais são os principais tipos de controle de acesso em prédios?

Existem diversas formas de controlar o acesso de pessoas nos prédios e condomínios, cada uma delas com suas vantagens e desvantagens. A seguir, você conhecerá melhor as principais opções.

Senhas

Os dispositivos de controle de acesso por senhas estão entre as opções mais comuns. Cada pessoa cadastrada no sistema conta com uma senha, que pode ser um código aleatório ou o número de algum documento de identificação.

Esse é um sistema de segurança interessante, já que conta com uma instalação simples e apresenta um fácil manuseio. Entretanto, ele também pode ser facilmente burlado, uma vez que qualquer pessoa em posse da senha poderá ter acesso ao prédio.

Por isso, o ideal é orientar os frequentadores a não divulgarem o código para terceiros, além de pedir que um zelador ou porteiro esteja sempre vigilante no portão de acesso, para que possa documentar a entrada de qualquer pessoa suspeita no prédio.

Esse tipo de dispositivo pode ser mais utilizado em prédios menores, nos quais poucas pessoas têm acesso e onde seja mais fácil de fazer um monitoramento presencial, caso necessário. Além disso, pode ser interessante para quem tem poucos recursos e quer investir na segurança do local.

Biometria

O controle de acesso por meio da biometria também é outro modelo bastante comum em diversas portarias de prédios e condomínios, principalmente por ser uma medida mais segura do que as senhas.

Nele, o usuário faz um cadastro no qual uma amostra da sua digital é coletada e armazenada no sistema. Depois, a pessoa precisará colocar o seu dedo no sensor e, caso a sua impressão bata com uma das amostras no banco de dados, ela poderá acessar o prédio.

A biometria é mais segura do que as senhas, já que esse é um padrão único em cada ser humano, e grande parte das tentativas de fraude podem ser rapidamente percebidas por funcionários e zeladores.

Entretanto, falhas ainda podem ocorrer, principalmente se o leitor não for de qualidade. Além disso, problemas no banco de dados podem eliminar uma digital que foi previamente cadastrada.

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial é considerado um dos controles de acesso mais precisos da atualidade. Isso porque as tentativas de fraude são mais difíceis de serem concretizadas devido ao seu alto grau de segurança.

Na hora do cadastro, o sistema analisará diversos pontos do rosto do usuário para criar um padrão único, como o comprimento da linha da mandíbula, o tamanho do crânio e a distância entre os olhos, entre outros aspectos.

Por isso, é bastante difícil burlar esse sistema, já que cada um tem um rosto único. E o melhor: mesmo se a pessoa mudar o corte de cabelo ou se começar a usar óculos, o reconhecimento ainda funcionará.

Ao mesmo tempo, o sistema não reconhece fotografias, imagens ou outros tipos de falsificações que poderiam facilmente ser usados como fraude para a obtenção do acesso ao prédio.

Câmeras

Outra tecnologia bastante utilizada e barata para controlar o acesso das pessoas são as câmeras, que podem ser posicionadas em diferentes locais do prédio para ser um registro de entrada e saída de indivíduos do local.

Além disso, elas também podem ser utilizadas para fazer o controle ao vivo da movimentação, já que existem salas de controle no qual a equipe de segurança pode verificar em tempo real as imagens capturadas.

Entretanto, o sistema de segurança formado por câmeras não impedirá automaticamente que uma pessoa não autorizada entre no prédio, sendo necessária a combinação com outra medida de segurança ou com a presença de um profissional que faça esse controle pessoalmente.

As câmeras de segurança são ferramentas bastante vantajosas, independentemente da utilização com outros serviços de segurança ou não. Isso porque ela poderá auxiliar na verificação de rostos, caso problemas mais graves venham a ocorrer nas dependências.

Cartões de proximidade

Os cartões ou leitores de proximidade costumam ser utilizados por pessoas que visitam frequentemente um local, como prédios comerciais nos quais os funcionários precisam estar presentes toda semana.

Apesar de ser um tipo de controle de segurança eficaz, também conta com uma certa facilidade para fraudes, já que qualquer pessoas com o cartão poderá acessar as dependências.

Por que meu acesso foi bloqueado?

Existem diversos motivos que podem levar ao bloqueio de acesso a um prédio. Um deles pode ser algum problema do sistema que realiza o cadastro e armazenamento das informações dos usuários, fazendo com que os seus dados tenham sido apagados ou não possam ser acessados.

Outro motivo pode ser o próprio bloqueio pelo prédio, seja por um problema ocorrido ou uma ação feita por engano, seja pelo desligamento da empresa.

De qualquer forma, caso perceba que o seu acesso está sendo negado sem uma justificativa aparente, é importante reportar o acontecido para os responsáveis pela segurança do prédio e seguir as orientações propostas por eles.

Neste post, foi possível conhecer melhor os sistemas de controle de acesso disponíveis no mercado e saber o que fazer caso não consiga entrar em um prédio ou condomínio.

Agora, você entende a importância de contar com um sistema de segurança eficiente para esses locais, evitando que pessoas não autorizadas ofereçam algum tipo de risco ou prejuízo para a administração.

Quer saber mais sobre o funcionamento do controle de acesso predial? Então, acesse este outro artigo no qual elencamos os principais benefícios dessa tecnologia!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Automação

Schneider Electric lança linha de medidores focada em ganhos de eficiência energética

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

Automação

O que é um nobreak e porque ele é importante para a segurança dos seus equipamentos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos