Automação

Compras 4.0: Inovação em Compras

Compras 4.0

O termo Compras 4.0 tem origem da sucessão de grandes momentos revolucionários na história, principalmente quando relacionados a tecnologia e cultura.

Ao longo do tempo, a humanidade passou por revoluções. A primeira delas foi a Revolução Industrial, que teve início na Europa no fim do século XVIII.

Essa revolução contou com a criação da máquina a vapor e tornou a manufatura artesanal um feito do passado.

A Segunda Revolução foi introduzida a partir do surgimento das linhas de montagem pelo Taylorismo.

A Terceira Revolução foi a Digital, a qual contou com o emprego de tecnologias de informação. Tais tecnologias promoveram a automação dos meios de produção.

A Quarta Revolução é a que vivemos atualmente, em que é realizada a coleta e análise de volumosos dados entre máquinas. O que permite que os processos sejam executados de maneira mais rápida, com qualidade e a custos competitivos.

A Quarta Revolução está mudando a forma de atuação de muitas empresas de diversas áreas, proporcionando o uso de tecnologias inovadoras e que estão automatizando os processos operacionais. Saiba como a inovação está abrangendo o setor de compras e suprimentos.

Transformações Provenientes da Tecnologia

O setor de compras e suprimentos é um dos que tem adotado a Quarta Revolução, também conhecida como Indústria 4.0. é neste cenário que se encontra o termo Compras 4.0.

E não seria para menos, em um momento em que todo o mundo se adapta e se beneficia da Indústria 4.0 ficar fora dela é estar vivendo atrasadamente.

As tecnologias digitais estão causando uma verdadeira revolução nos processos. Com elas, dados e informações abrangentes, antes restritas apenas a empresas com grande capacidade de armazenagem, estão disponíveis para diversos segmentos do mercado.

A maneira de como as empresas estão inovando seus processos, aquisição e venda de produtos, também está muito mais rápida e menos custosas.

A Indústria 4.0 possui nove avanços para transformar a cadeia de valor das empresas, são eles: segurança da informação, realidade aumentada, big data, robôs autônomos, simulações, manufatura aditiva, sistemas integrados, computação em nuvem e internet das coisas.

Princípios para a Indústria 4.0

Veja 6 princípios da Indústria 4.0, que envolvem também o conceito de Compras 4.0:

·         Interoperabilidade

Diz respeito à capacidade dos sistemas se comunicarem com outros da cadeia de suprimentos e consumo em geral, além daqueles da empresa.

·         Modularidade

O sistema é repartido em partes, com interfaces de softwares e hardwares padronizadas. Isto as faz adaptarem-se flexivelmente aos requisitos de mudança, sendo facilmente ajustadas em casos de

·         Capacidade em tempo real

A metodologia 4.0 permite a coleta, análise e transformação de dados em informações quase que em tempo real. Assim, monitora-se o status permanentemente e a tomada de decisões é realizada no momento exato em que há a necessidade.

·         Descentralização

A princípio, proporciona autonomia na tomada de decisão, de acordo com as necessidades de produção em tempo real. Os Sistemas Ciber Físicos (CPF) receberão comandos e fornecerão informações sobre seu trabalho, referindo as falhas a uma esfera superior.

·         Virtualização

Uma cópia do mundo real é cunhada em um modelo de simulação, espelhando os comportamentos reais no ambiente virtual. Isso permite rastrear e acessar remotamente todos os processos via sensores.

·         Orientação a serviço

Dados e serviços ficam disponíveis em rede aberta, o que permite reconfiguração automática, produzindo diferentes tipos de produtos para satisfazer às expectativas dos consumidores. As máquinas trocam informações que serão analisados por centros de produtos inteligentes.

Aprendizado de máquina

Essas tecnologias usam algoritmos que se adaptam aos rastros de dados usados nas atividades realizadas no mundo digital. Imagine Sistemas de Bloqueio e Sinalizações que usem com maior eficiência a tecnologia e a cada nova necessidade de segurança dos sistemas, as máquinas aprendem novas maneiras de proteção.

É dessa maneira que funciona a Inteligência Artificial (AI), também chamado de aprendizagem de máquina. A partir de uma programação inicial, a máquina vai se moldando e implementando novos aprendizados.

Consequentemente, computadores e robôs se auto programam e encontram soluções para diversos problemas.

Em Compras e Suprimentos é possível que as máquinas se programem para criar pedidos e colocar em fila de transporte os produtos e insumos solicitados pelos clientes.

Tudo isso está mudando a administração das cadeias de suprimento, com o monitoramento e a otimização de ativos e controles mais precisos e com menores chances de falhas.

Além disso, a Internet da Coisas (IoT) proporciona o rastreamento de contêineres, pacotes etc facilitando o rastreamento da cadeia de suprimentos. A empresa também pode acompanhar todo o processo e viabilizar ao cliente o acompanhamento de seus pedidos até chegarem ao local de entrega.

As inovações tecnológicas ainda têm muito para surpreender a humanidade e proporcionar mais segurança, controle, facilidade e melhores formas de trabalhar.

O progresso que toda essa tecnologia proporcionará é pouco conhecido. Porém, certo é que não há como retroceder.

O processo é longo e gradativo, futuramente será possível perceber todos os impactos e as mudanças.

Se quer continuar desbravando novas tecnologias e se precisa de uma empresa que atue em prol do desenvolvimento, conte conosco. Obtenha mais informações sobre nós, entre em contato.

Aproveite para conhecer nossa loja online.

Quer comentar a respeito desse conteúdo? Fique à vontade. Participe e deixe a sua opinião.

Até mais!

Dimensional | A Sonepar Company

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Automação

Schneider Electric lança linha de medidores focada em ganhos de eficiência energética

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

Automação

O que é um nobreak e porque ele é importante para a segurança dos seus equipamentos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos