Cabos especiaisFios elétricosMaterial elétrico

Como identificar diferentes fios elétricos por seus códigos de cores

  • Os fios elétricos são envoltos em invólucros isolantes coloridos para indicar a finalidade de cada fio.
  • Verde, verde com listra amarela ou cobre nu são fios de aterramento.
  • Os fios pretos são fios quentes que vão para a tomada elétrica do switch.
  • Fios vermelhos são fios quentes comuns em uma tomada de 240 volts ou quando um interruptor de parede controla a tomada.
  • Os fios azul e amarelo são fios quentes para ventiladores de teto e interruptores de três ou quatro vias.
  • Fios elétricos brancos ou cinza são fios neutros.

Comprar fios elétricos

A loja Dimensional conta com diversos tipos de cabos e materiais elétricos para toda finalidade. Trabalhamos com marcas como Nexans, Induscabos, Corfio, Prysmian, Santa Luiza, Pan Eletric, Schneider, Furukawa, AF Datalink, Poliron Belden, Best, 3M, Siemens, Conduferes, entre outras. Alguns exemplos de cores de cabos:

Oferecemos estes fios para diversas aplicações: Cabo Flexível, Cabo Alta Temperatura, Cabo de Cobre, Cabo Controle, Cabo Solda, Cabo de Média Tensão, entre outros.

É importante observar antes de começarmos que trabalhar com qualquer tipo de fiação elétrica normalmente é melhor deixar para um profissional e pode ser muito perigoso. Prossiga com cuidado.

Cores nos fios elétricos

Aqui no Brasil, a norma NBR 5410 determina as cores de cabos elétricos e fios que devem ser utilizadas para identificação. (Norma Brasileira Regulamentadora NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão).

Ela se aplica às instalações elétricas de baixa tensão em edificações. Além de especificar regras de cor dos cabos, estabelece também sua identificação e função, aterramento residencial, iluminação, tomadas e interruptores, localização do quadro de distribuição, levantamento de carga, e outros itens.

De acordo com a norma não é obrigatória a utilização da tabela de cores para identificar os cabos, mas se for utilizada a cor como forma de identificação da função, estas cores devem seguir o padrão.

Cada cor identifica a função de um fio em um circuito. Antes de tentar consertar um interruptor defeituoso, trocar uma luminária suspensa ou emendar fios , aprenda sobre o mundo colorido – e incrivelmente importante – da fiação elétrica.

Por que os fios elétricos são coloridos?

Se você já viu suas luzes piscarem ou perdeu sua eletricidade por causa de uma oscilação de energia, você pode ter corrido para o painel elétrico para verificar o que está errado. Ao abrir o painel, você provavelmente viu uma variedade de fios coloridos emaranhados. Se você já se perguntou por que eles são coloridos dessa maneira, bem, há uma boa razão para isso.

Os fios elétricos são envoltos em invólucros isolantes coloridos para indicar a finalidade de cada fio. Hoje, todos os dispositivos elétricos e eletrônicos fabricados usam códigos de cores para identificar de forma rápida e inconfundível cada fio:

  • Circuitos quentes ou ativos podem ser coloridos em preto ou vermelho, mas às vezes em azul e amarelo.
  • Um fio neutro pode ser branco ou cinza.
  • O fio terra pode ser verde, verde com uma faixa amarela ou um fio de cobre desencapado.

Como essas cores podem variar, aprender as cordas pode ser um pouco confuso no começo. No entanto, saber o que as cores significam e por que elas são importantes pode ajudá-lo durante um apagão ou quando é hora de verificar a instalação de uma nova luminária em sua lista de tarefas. Mas lembre-se, a maioria dos fios elétricos carrega alta tensão que pode prejudicá-lo se você não for cuidadoso, e você deve tratar todas as cores com cuidado.

Quais são as diferentes cores de fios elétricos?

Se você já sentiu um pequeno choque ao entrar acidentalmente em contato com um fio exposto ou tentar consertar um interruptor, sabe como a fiação elétrica pode ser perigosa. Felizmente, os diferentes revestimentos de fios elétricos ao redor dos fios condutores de cobre podem ajudá-lo a identificar todas as pistas necessárias para determinar se o fio é terra, quente ou neutro.

Verde, verde com faixa amarela: fios terra

Verde é a cor de fio terra mais comum, mas fios verdes com listras amarelas e fios de cobre desencapados (sem isolamento colorido) também são fios terra. Os fios de aterramento são condutores, como amortecedores, cujo objetivo é fornecer à eletricidade um lugar seguro para ir – no solo abaixo de sua casa. 

Um fio terra ajuda as cargas positivas nas tomadas e painéis elétricos de sua casa a chegarem ao solo de forma direta, controlada e segura, onde podem ser liberadas sem risco de incêndio ou choque elétrico. 

Em outras palavras, esses fios reduzem o risco de sobrecarga elétrica redirecionando a eletricidade excessiva durante um surto de coisas como um curto-circuito ou um raio.  

É provável que, se você tiver uma casa mais nova, tenha um sistema devidamente aterrado. As tomadas aterradas têm três encaixes para o pino da tomada. Entretanto, ter a tomada com três pinos não significa que a casa tenha um aterramento de fato. Consulte seu eletricista.

Ainda não tenho certeza? Não arrisque a chance de levar um choque e, em vez disso , entre em contato com um eletricista local.

Preto: fio quente

Você pode ter construído circuitos simples na aula de ciências usando uma bateria e uma lâmpada, com a corrente elétrica viajando da bateria (a fonte) para a lâmpada e depois de volta para a fonte. 

O fio que transportava a eletricidade era o fio quente ou vivo. 

Na fiação da sua casa, esse fio é geralmente preto, mas também pode ser vermelho (mais sobre isso em um segundo). Os fios pretos são sempre fios quentes que transportam eletricidade. Você deve sempre tratá-los com extremo cuidado.

Eles alimentam um interruptor ou tomada e às vezes também são usados ​​como pernas de interruptor ou a conexão que vai para a tomada elétrica do interruptor.

Vermelho: fio quente

Normalmente, você só verá um fio vermelho quando uma tomada for de 240 volts ou quando um interruptor de parede controlar a tomada. Nesse caso, quando o interruptor estiver “ligado”, o fio vermelho fornecerá energia à tomada em vez do fio preto. Como os fios elétricos pretos, os fios vermelhos também são fios quentes ou vivos. 

O vermelho também pode ser o fio de conexão entre dois detectores de fumaça que estão conectados. Além disso, se sua caixa de circuito estiver conectada a 240 volts em vez de 120 volts, você poderá ver fios vermelhos e pretos.

Outro local comum onde você pode ver um fio vermelho é um interruptor de 3 vias. É quando você tem dois interruptores em uma casa que controlam a mesma luz. O fio vermelho é usado como um segundo caminho para enviar eletricidade de um interruptor para o outro. 

Quando você está trabalhando nesses interruptores, você precisa ter cuidado porque o fio vermelho também pode ter tensão nele, dependendo da posição em que os interruptores de 3 vias estão atualmente.”

Azul e Amarelo: Fios Quentes

É incomum ver fios azuis e amarelos em uma tomada típica. Embora esses fios sejam fios vivos e transportem energia, você pode ver apenas fios amarelos como pernas de interruptores para ventiladores de teto ou tomadas controladas por interruptores de luz. 

Você também pode ver fios azuis usados ​​em comutadores de três ou quatro vias. Por exemplo, se você tiver um interruptor de luz na parte inferior e superior de uma escada que controla a mesma luminária. Isso é muito incomum, e normalmente você verá um fio vermelho nesse tipo de configuração, conforme mencionado anteriormente. 

Branco ou cinza: fios neutros

Os fios elétricos brancos ou cinza são fios neutros; fio branco é mais comum do que cinza na maioria dos lares. 

O objetivo de um fio neutro é fornecer um caminho de retorno para a eletricidade em um circuito e normalmente se conecta no painel elétrico principal a uma única peça de metal condutora conhecida como barramento neutro. Embora sejam chamados de fios neutros, eles ainda podem transportar corrente elétrica, então, como sempre, é melhor tratar esses fios com cautela. Corrigir problemas elétricos não é tão simples quanto trocar uma lâmpada. 

Os fios são codificados por cores por um motivo, portanto, antes de começar a mexer em uma tomada ou instalar um novo aparelho em sua casa, certifique-se de entender as diferenças e tratá-las com extrema cautela.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?