IluminaçãoMaterial elétrico

Como escolher a iluminação correta para sala de estar?

Quem disse que você precisa abrir mão de uma iluminação correta para sua sala de estar, mesmo sem poder contratar um especialista para elaborar um projeto luminotécnico? Com nossas dicas, você realiza um bom trabalho e garante todo o conforto e beleza que merecem as áreas sociais de sua casa. Quer ver só?

Em primeiríssimo lugar, leve em consideração a proporção dos móveis. Em segundo, tenha claro o orçamento; ou seja, o quanto você deseja gastar com esse projeto de iluminação da sala de estar. São esses dois itens que garantirão o melhor dos melhores resultados: a funcionalidade. Agora, sim, vamos às dicas!

Lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED dominaram mesmo o mercado e praticamente tudo é feito com elas — que estão disponíveis nos mais diversos tamanhos, tonalidades e formatos. Além da economia, as lâmpadas de LED tem longa vida útil e não dissipa calor. Tantas vantagens já estariam de bom tamanho, mas tem mais! Elas ainda são capazes de deixar o ambiente lindo!

Escolha tons quentes

Para criar uma sala de estar aconchegante, jamais use uma luminária de luz branca. Como mostramos em um artigo especial sobre como as cores influenciam nosso comportamento, lâmpadas brancas devem ser usadas em espaços comerciais, banheiros, cozinhas, lavanderias, entre outros que demandam muita atenção. Nas salas de estar, onde desejamos relaxar, fica mais interessante usar tons amarelados, uma vez que eles criam um clima mais intimista, além de proporcionarem conforto visual.

Aposte em luz indireta

Elas são sempre bem-vindas, porque tiram o foco das luzes diretas. Elas também criam ambientes confortáveis e aconchegantes. Se você quer incrementar uma sala de TV, por exemplo, uma luz indireta pode ser aplicada em sancas, atrás de painéis ou em arandelas. Esse tipo de solução valoriza quadros e até o sofá. Almofadas podem combinar com os tons dos quadros e com as mesinhas de canto. Para dar o toque final, jogue uma manta listrada no sofá.

Cantinho da leitura

Gosta de ler? Gosta mais ainda de um cantinho que proporcione momentos de puro relaxamento e total imersão na história? Em sua sala de estar — especificamente no cantinho da leitura — você pode colocar um abajur para uma iluminação indireta e aconchegante. Ou, também, fazer uso da luz natural, reservando a área mais próxima da janela ou da porta da varanda. Algumas plantas ajudarão a dar mais acolhimento; e, se usar abajur no fim do dia, pode ficar numa mesa de apoio, por exemplo, perto de alguma planta que potencialize o efeito de resguardo. Agora, se você deseja usar uma luminária de piso, tenha só um pouquinho mais de cuidado na hora da escolha, porque ela pode destoar do projeto arquitetônico.

Ilumine nichos

Se você tem nichos ou estante em sua sala de estar, pode criar um projeto luminotécnico especial só para essa parte, justamente para valorizar determinados objetos ou livros. Você pode usar, por exemplo, fitas de LED ou perfis embutidos. Em madeiras de cores claras fica elegantíssimo! Nestes pequenos espaços, você pode colocar artigos de afeto, como porta-retratos, objetos que garimpou em viagens importantes ou presentinhos de valor sentimental.

Dimerize!

Nunca ouviu falar em dimmer? Então confira esse artigo sobre o assunto. Porque esta dica tem a ver com seu poder de escolha de regular a intensidade das lâmpadas, de acordo com sua vontade – e isso só é possível com esse acessório. O dimmer ajuda a criar a luz ideal para não refletir, por exemplo, na televisão, ou mesmo para não atrapalhar a leitura. E sabe o que é mais legal? Qualquer lâmpada que pode ser dimerizada. Basta certificar-se na embalagem se o produto suporta as várias regulagens. Isso, sim, é luxo!

Temos certeza que com essas dicas de iluminação sua sala de estar será como as das novelas! Agora que você já sabe as dicas para escolher o material perfeito para a sua casa, clique aqui e confira nossas ofertas!

Ah! Não se esqueça de comentar este post.

Dimensional

 

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?