Automação

Cibersegurança: saiba agora como proteger a sua empresa

cibersegurança

Com o avanço tecnológico, a quantidade de dados armazenados pelas empresas é cada vez maior. Os registros vão desde informações estratégicas do negócio até detalhes mais específicos sobre a base de clientes. Para preservar todos esses conteúdos de possíveis ataques virtuais, é fundamental investir em cibersegurança.

Afinal, além de as informações serem essenciais para a empresa, pois norteiam decisões e indicam resultados, a garantia de sigilo quanto ao monitoramento e tratamento de dados de terceiros (clientes, por exemplo), é essencial. Inclusive, essa é uma determinação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com previsão para entrar em vigor em maio de 2021.

Para entender melhor a importância da proteção de dados e como as empresas podem se proteger de ciberataques, continue a leitura deste post!

O que é um ciberataque?

Os crimes virtuais estão se tornando cada vez mais comuns, pois os dados corporativos têm grande valor. O vazamento de informações confidenciais pode desequilibrar a concorrência ou abrir brechas para as mais diversas fraudes.

Por exemplo, informações sobre o desempenho dos produtos comercializados no mercado podem levar outras empresas a desenvolver propostas semelhantes. Existe, inclusive, o risco de os registros serem alterados intencionalmente ou mesmo apagados. Além disso, o acesso a dados não autorizados pode facilitar práticas como a entrada de criminosos em locais restritos.

Já os dados de clientes podem ser utilizados das mais diversas formas. Um criminoso pode, entre outras coisas, usar informações particulares, como CPF e número de cartão de crédito da pessoa, para praticar qualquer outro tipo de golpe.

Entre as fraudes virtuais mais comuns, está o phishing, que é uma espécie de “isca” utilizada pelo criminoso para obter informações pessoais. Assim, com acesso aos dados dos clientes, esse agente pode encaminhar mensagens, fazendo-se passar pela empresa que sofreu o ciberataque, e coletar mais informações, como senhas.

Como a vítima, normalmente, acredita estar conversando (ou trocando mensagens) com o representante da empresa na qual confia, acaba fornecendo detalhes que permitem que os criminosos pratiquem outras fraudes. Entre elas, transações bancárias, desbloqueio ou clonagem de cartões, entrada em locais que requerem senha de acesso, entre outros.

Esse tipo de golpe sempre existiu, mas se intensificou durante a quarentena gerada pela pandemia do novo coronavírus. Isso porque grande parte das pessoas passou a realizar uma maior quantidade de operações virtuais, seja para compras em e-commerces, seja para transações bancárias.

Além disso, em home office, muitos profissionais acessam os sistemas corporativos a partir de dispositivos pessoais, que nem sempre contam com a mesma proteção dos computadores da empresa. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), já no início da pandemia, houve um expressivo aumento (44%) na ocorrência de golpes digitais.

Como garantir a cibersegurança?

Diante dos riscos, o investimento em cibersegurança é essencial. Assim, é preciso adotar medidas de proteção para computadores, infraestrutura de redes, dados armazenados em nuvem, programas e todas as informações sensíveis da empresa.

Esse é um cuidado fundamental para qualquer empresa, dos mais diversos segmentos, e até mesmo para órgãos governamentais. Os recursos tecnológicos que garantem o sigilo e a integridade das informações são primordiais para impedir o acesso aos registros por pessoas não autorizadas.

Confira as nossas dicas para garantir a cibersegurança!

Use criptografia

Com o uso de algoritmos, os registros da empresa são codificados, ou seja, alterados. Assim, o acesso aos dados só é possível a partir do uso de uma espécie de chave de decodificação, que é restrita a apenas algumas pessoas. Dessa forma, mesmo que alguém não autorizado consiga acessar as informações, não será possível interpretá-las.

Desenvolva uma política de segurança interna

É essencial que a empresa oriente seus colaboradores sobre a importância da privacidade dos dados e da adoção de boas práticas de segurança digital. Especialmente, quando os profissionais conseguem ter acesso às informações da empresa por meio de seus dispositivos pessoais, como computadores ou celulares.

Nesse caso, o ideal é que sejam orientados para que utilizem senhas diferentes e as alterem com frequência, além de usar softwares específicos de segurança, como antivírus (que devem ser atualizados). O ideal é que não utilizem senhas armazenadas.

Vale destacar que, em alguns casos, os ataques podem ocorrer internamente, por uma pessoa mal intencionada, que instala um malware nos dispositivos. Por isso, a gestão eficiente das senhas de acesso e a atualização dos sistemas de bloqueio é muito importante.

Se houver, na empresa, locais físicos para armazenamento de dados, vale a pena investir em soluções de monitoramento. Assim, evita-se o acesso de pessoas mal-intencionadas ao ambiente.

Mantenha a atualização dos softwares

Além de atualizar os antivírus, é importante fazer o mesmo com todos os softwares utilizados. A razão disso é que, periodicamente, os programas passam por revisões, que visam a elevar o nível de segurança.

No caso de profissionais em home office, o ideal é que utilizem o equipamento fornecido pela empresa. Se isso não for possível, é recomendado reinstalar o sistema operacional, para evitar possíveis malwares escondidos.

Também é preciso cuidado redobrado no compartilhamento de dados, uma vez que não há como saber quais os cuidados de segurança adotados por terceiros.

Faça o backup dos arquivos

É importante fazer uma cópia de segurança periódica das atividades para evitar perdas decorrentes de possíveis ataques, ou mesmo, de panes na rede ou nos dispositivos. O backup garante a integridade das informações em qualquer tipo de situação que leve à perda ou alteração dos registros.

Crie uma VPN

Uma VPN, ou Virtual Private Network, garante que os colaboradores só tenham acesso às informações sensíveis da empresa quando conectados à rede protegida. Além disso, os acessos devem ser feitos mediante assinatura digital, o que assegura a sua legitimidade.

Quais os ataques que a cibersegurança ajuda a evitar?

Como é possível perceber, o investimento em cibersegurança ajuda a evitar a perda ou alteração dos dados da empresa, seja por meio da invasão não autorizada aos sistemas de armazenamento corporativos, seja por acesso aos dispositivos. Os principais golpes digitais observados em empresas brasileiras têm por objetivo praticar fraudes financeiras.

A prática do phishing é uma das principais estratégias para coletar os dados que viabilizam o crime. Existem, ainda, malwares, como o CoinHive, que usa os navegadores dos usuários para minerar criptomoedas, ou softwares maliciosos que transformam os dispositivos em bots que derrubam o sistema corporativo.

O investimento em cibersegurança e o treinamento adequado dos colaboradores são estratégias necessárias para reduzir a vulnerabilidade digital da empresa. Com isso, além de evitar o vazamento de informações que possam interferir no desempenho do negócio, a credibilidade corporativa aumenta, pois os clientes se sentirão seguros de que suas informações estão protegidas.

Gostou das informações? Então, curta nossa página no Facebook para ter acesso, em primeira mão, a outros conteúdos como este!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Automação

Schneider Electric lança linha de medidores focada em ganhos de eficiência energética

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?

Automação

O que é um nobreak e porque ele é importante para a segurança dos seus equipamentos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos