Service

Conhecendo nosso centro de reparos em Servomotores

centro de reparos em Servomotores

Os tipos de manutenção industrial são processos imprescindíveis para a garantia da funcionalidade e durabilidade de diversas peças e equipamentos. Com os servomotores não é diferente.

Isso porque por ser um componente que trabalha sob um alto esforço mecânico, o desgaste ocorre de forma natural, demandando, assim, certa assistência. Neste contexto, é interessante destacarmos o centro de reparos em servomotores da Dimensional.

Especializado em realizar trabalhos de manutenção corretiva e preventiva de servomotores, ele conta com uma estrutura de ponta para a execução de todos os serviços que envolvem esse tipo de serviço.

Confira os detalhes desse trabalho e a infraestrutura oferecida pelo centro de reparos em servomotores da Dimensional.

Por que criamos o centro de reparos em servomotores?

A Dimensional conta com dois centros de reparos. Um é direcionado para serviços em equipamentos eletrônicos e industriais. Ele abrange manutenção preventiva e corretiva de drivers e sistemas eletrônicos em geral.

O outro é o centro especializado na manutenção de motores e servomotores, que foi criado por se tratar de um serviço que requer mão de obra qualificada, bem como infraestrutura adequada para a execução desses serviços.

Além disso, vale enfatizar que oficinas de motores convencionais existem em várias cidades do Brasil. Contudo, centros especializados em servomotores com tecnologia para desenvolver peças e conserto são poucos no país, o que incentivou ainda mais a equipe da Dimensional a construir o seu próprio campo de trabalho.

A equipe de colaboradores

Todos os colaboradores que atuam nesse centro já são formados em alguma área industrial (técnico em mecânica, elétrica ou eletrônica). Com isso, o treinamento interno dado pela Dimensional (que especializa a equipe sobre os equipamentos da empresa) aprofunda ainda mais os conhecimentos técnicos dos colaboradores, tornando-os, assim, especialistas na área de motores.

Por se tratar de um ramo que proporciona o surgimento de novos equipamentos a todo tempo, cabe enfatizar que o treinamento fornecido pela Dimensional é periódico e constante. Assim, a empresa busca garantir que a equipe de trabalho aprenda as melhores e atuais técnicas de manutenção em servomotores.

A estrutura do centro de reparos e a sua dinâmica

O centro de reparos da Dimensional é um enorme galpão industrial, localizado em Limeira-SP, alimentado com materiais e suprimentos do próprio centro de distribuição da empresa. Todo componente que chega passa, primeiramente, pela triagem, onde é colocado o número de entrada da peça (ID).

Também é realizada a sua rastreabilidade (para saber o que foi feito anteriormente, se a peça já passou pelo centro e levantamento de seu histórico), o que facilita na seleção dos trabalhos posteriores.

Após esse processo inicial de identificação, o servomotor é encaminhado para o depósito de manutenção, onde é aguardada a verificação (que tipo de manutenção precisa ser dada) do técnico especializado. Dessa forma, o cliente é contactado sobre o tipo de serviço que precisará ser efetuado e decide, então, pela aprovação do trabalho.

Aprovada a demanda pelo cliente, o servomotor é desmontado e passa, primeiramente, pelo centro de descontaminação — lavagem com ultrassom, ar tratado, estufas próprias para secagem de componentes eletrônicos etc.. Após isso, o aparelho volta para o laboratório de montagem.

Equipamentos recebidos

Esse centro tem equipamentos específicos para trabalhar com cada tipo de máquina motora. Com isso, não importa qual seja a atividade mecânica ou elétrica: não há a terceirização de tarefas.

Sendo assim, além dos variados tipos de servomotores, esse centro de reparos também é capaz de realizar manutenção em motores de mega tensão (5 a 6 mil volts de tensão e potência de 1000 kw).

Como funciona o centro de reparos em servomotores?

Quando se trata de manutenção preventiva, o cliente manda o equipamento e a equipe técnica especializada da Dimensional analisa todas as condições de funcionamento do servomotor. Com isso, há a desmontagem, a descontaminação, a limpeza e a posterior montagem do componente (nessa parte, alguns componentes podem ser substituídos, conforme seu desgaste).

Após essa etapa, é realizado o teste com carga de equipamentos ligados ao servomotor. Caso o resultado seja satisfatório, o servomotor passa para a última fase da manutenção preventiva, que é o centro de pintura.

Qual tempo médio para o processo de reparo?

O tempo médio para o processo de reparo depende muito do tipo de serviço. Isso porque há ocasiões específicas, em que é preciso esperar a chegada de peças para dar sequência ao trabalho (o que pode demandar de 15 a 30 dias de espera para a entrega).

Contudo, geralmente, o tempo de reparo (o que inclui recebimento do servomotor e diagnóstico técnico) fica em torno de 24 a 48 horas.

Quais as principais falhas detectadas?

As principais falhas detectadas em servomotores são oriundas de:

·        componentes elétricos danificados após problemas na rede elétrica (queda de tensão, instabilidade etc.);

·        umidade excessiva, causada, principalmente, pelas chuvas.

Qual o diferencial da Dimensional?

O grande diferencial da Dimensional é poder contar com o seu próprio laboratório de reparos de servomotores. Nele, há tecnologia de ponta para realizar diversos testes, principalmente, os que envolvem medição de esforço real do motor.

Contando com precisos dinamômetros, é interessante destacar, ainda, que o centro de reparos é equipado para dar assistência a qualquer problema mecânico no servomotor. Isso inclui processos de impregnação a vácuo (para rebobinar o servomotor).

Outro diferencial é a capacitação técnica da equipe de colaboradores da Dimensional. O time está autorizado a dar suporte técnico (incluindo serviços de emergência e atendimentos em plantão) para as quatro principais marcas do mercado nacional: Siemens, Weg, Schneider e ABB.

Portanto, após a leitura desse post, percebemos com mais clareza o tamanho da infraestrutura disponibilizada pelo centro de reparos em servomotores da Dimensional. Cabe ressaltar que o sucesso desse tipo de serviço não vem apenas da infraestrutura e tecnologia presentes na fábrica, mas também, da equipe de colaboradores altamente capacitados e treinados para executar as melhores soluções industriais.

Está precisando de reparos em servomotores ou outros equipamentos industriais? Entre em contato com a Dimensional e conheça todas as vantagens que a empresa pode oferecer a você!

*** **** **** *** ***

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Service

D+Brain: A Inteligência Artificial na Palma das suas Mãos

AutomaçãoMaterial elétricoService

Modernização e Eficiência Energética com as Melhores Soluções em Automação Industrial e Acionamentos

Service

Conheça o novo site da Dimensional Service

AutomaçãoMaterial elétricoService

Quadros de Distribuição SIEMENS : Proteção em 1º Lugar