Material elétrico

Carregadores Veiculares ABB: Solução Ideal para a Mobilidade Elétrica do Brasil

carregadores veiculares

A importância dos veículos elétricos para o meio ambiente

Você já ouviu falar de Carregadores Veiculares?

A preocupação com o meio ambiente, aliada a escassez e preços altos do petróleo, estão levando os governos, montadoras e pesquisadores do mundo inteiro a buscarem alternativas aos motores a combustão.

Sendo assim, os principais caminhos para o futuro dos transportes giram em torno dos veículos elétricos.

Os automóveis movidos a energia elétrica não são novidade, porém, somente nos últimos anos que essa tecnologia foi aperfeiçoada, se tornando uma ótima opção para a indústria automotiva mundial.

Os benefícios e oportunidades dos carros elétricos são inúmeros, dentre os quais podemos destacar: redução de emissões de gases de efeito estufa e poluentes locais; diminuição da poluição atmosférica local e poluição sonora; integração do setor elétrico com o setor automotivo; inovação tecnológica do setor automotivo e exige menos manutenção.

Mobilidade Elétrica no Brasil e no Mundo: um caminho sem volta

Enquanto em muitos países a eletromobilidade está bem avançada, no Brasil ela segue a passos lentos. Montadoras, entidades, universidades e especialistas têm discutido os desafios no desenvolvimento dos veículos elétricos em nosso país e há uma unanimidade entre eles: faltam políticas públicas de incentivo para modificar esse cenário.

A Volkswagen informou que, até 2035, toda a sua frota vendida na Europa será elétrica. E existe uma projeção que em 2026, também na Europa, o veículo elétrico seja mais barato que o carro a combustão.

No Reino Unido, por exemplo, a venda de carros a gasolina e diesel será proibida a partir de 2030. Em junho, a Agência Europeia do Meio Ambiente divulgou um relatório revelando que, hoje, um em cada nove carros novos vendidos no continente já é elétrico ou híbrido.

Infelizmente, no Brasil essa substituição ainda deve demorar. Apesar de algumas montadoras disponibilizarem modelos híbridos e puramente elétricos, os preços ainda são altos comparados a outros veículos da mesma categoria. Além disso, a infraestrutura de recarga tem que crescer mais, a manutenção é cara, poucas oficinas capacitadas, peças importadas e valor do seguro alto.

Crescimento da Mobilidade Elétrica no Brasil

Embora haja esse atraso em nosso país, segundo o Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores do Ministério de Infraestrutura), foram vendidos no Brasil, até novembro de 2021, mais de 30 mil veículos eletrificados.

Os 30.445 eletrificados vendidos de janeiro a novembro de 2021 já representam um aumento de 54% sobre o total comercializado em todo o ano de 2020 (19.745) e 1,7% do market share total do período (1.780.906 – Fenabrave).

Hoje, temos em circulação no Brasil, quase 73 mil automóveis e comerciais leves eletrificados.

Esse crescimento deve ser comemorado, porém, não podemos esquecer o fato de que esse mercado ainda avança num ritmo muito inferior aos principais países do mundo.

Um ponto positivo é que já existem normas técnicas nacionais como referência para os veículos elétricos, a fim de que os profissionais se atualizem constantemente, mostrando como a eletromobilidade já é uma realidade em nosso país.

Essas normas técnicas são a ABNT NBR IEC 61851 e ABNT NBR IEC 62196.

Portanto, o Brasil ainda tem muito a crescer para alcançar o patamar de eletrificação de sua frota compatível com o tamanho e importância do nosso mercado de automóveis, mas, estamos avançando.

ABB: Líder Mundial em Sistemas de Recarga para Veículos Elétricos

A ABB, com sua larga experiência de 130 anos em liderança de tecnologia para eletrificação segura, inteligente e sustentável, também oferece ótimas soluções em mobilidade elétrica.

Com pouco mais de 10 anos de pioneirismo e inovação em soluções de infraestrutura de mobilidade elétrica e sempre atendendo às crescentes demandas da sociedade, a ABB investe grandes recursos em pesquisa e desenvolvimento, aperfeiçoando e lançando novos produtos e soluções digitais.

A ABB possui uma ampla linha de carregadores inteligentes para todo tipo de aplicação ou negócio, como o carregador veicular Terra AC Wallbox, produto que iremos apresentar no artigo de hoje.

Carregador Veicular Terra AC Wallbox ABB: Solução Segura e Inteligente

O carregador Terra AC wallbox é um produto robusto, alta qualidade, flexibilidade, além de atender as mais rigorosas normas de segurança e possuir proteções avançadas.

Oferece Alta Qualidade pois é uma solução econômica, sendo a melhor opção custo-benefício do mercado, com uma excelente qualidade.

Possui Flexibilidade porque foi projetada a fim de se adaptar para fornecer uma carga otimizada hoje e no futuro, adequando-se perfeitamente à nossa vida cotidiana.

E por fim, oferece Segurança e Proteção Avançadas pois foi avaliado e testado de acordo com os mais altos padrões de segurança, por organizações independentes.

O carregador Terra AC Wallbox foi desenvolvido para ser muito versátil e atender a diversos aplicações e negócios, como residências, escritórios (pequenos e grandes), ,estacionamentos, shopping centers, supermercados, condomínios  empresariais e residenciais, hotéis e locais públicos (ruas e estacionamentos).

Outros benefícios do carregador Terra AC Wallbox:

  • Updates remotos de software, a fim de garantir uma melhor performance, minimizando a necessidade de intervenção local;
  • Diversas opções de conectividade, incluindo: Wi-fi, Bluetooth e Ethernet RJ45 de série e modem 4G opcional para envio de todos os dados para a nuvem possibilitando gerenciento de qualquer local.
  • Medição integrada de série para controle de recargas individuais e gerenciamento de energia consumida;
  • Portal Web e Aplicativo dedicado ABB Chargersync, que permite fácil autenticação por cartão RFID e controle de acesso do carregador, além de informações sobre o gerenciamento e controle das sessões de recarga com individualização de uso por usuários.

Características técnicas Terra AC Wallbox

carregador veicular

Na Dimensional você encontra a linha completa de Carregadores Veiculares ABB para seu veículo elétrico. Conheça nossa loja online.

Saiba tudo sobre material elétrico em nosso blog clicando aqui.

Entre em contato com nossos especialistas.

Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.

Até a próxima,

Dimensional.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?