Segurança do Trabalho e Epis

Capacetes de segurança: Seus colaboradores estão totalmente protegidos?

No ambiente de trabalho todo cuidado é pouco. É preciso adotar todos os procedimentos de prevenção a fim de evitar qualquer acidente. Mas quando falamos de proteção, muitos colaboradores acabam investindo mais em EPIs que protegem as mãos, membros inferiores e região torácica e deixam passar despercebido e desprotegido uma região muito importante e que muitas vezes pode ser fatal: a cabeça.

Independente do segmento da empresa em que atua, proteger a cabeça é fundamental. Só em 2020, o INSS recebeu cerca de 10 mil notificações de acidentes laborais onde a cabeça e o pescoço foram atingidos. 

Batidas, colisões, quedas e impacto com materiais podem deixar o colaborador com uma grave lesão na cabeça, impedindo-o de trabalhar, ou pior, levá-lo a óbito.

No blogpost de hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o assunto! Confira!

Por que o cuidado com a cabeça deve ser redobrado?

Na maior parte do corpo, quando há uma batida, corte ou fratura aparecem alguns sinais na região para alertar, como: escoriações, vermelhidão, coceira etc. Na cabeça, os sinais não são tão evidentes assim.

Imagine que o seu colaborador sofreu um impacto na cabeça durante o trabalho e por não ter apresentado nenhum sintoma grave ou de mal-estar, continuou suas atividades normalmente. Horas depois ele começa a sentir tontura e desmaia no meio de uma tarefa envolvendo ferramentas cortantes.

Isso acontece porque mesmo batidas de baixo impacto, podem gerar sangramentos e até fraturas silenciosas que se não forem identificadas a tempo, podem ocasionar em uma grave lesão.

Como proteger a cabeça dos seus colaboradores?

A melhor forma de proteger a cabeça dos profissionais – em alguns casos até o pescoço –, na execução das mais variadas atividades é utilizando o capacete de segurança. EPI importante e indispensável para diversas categorias de trabalho.

Mas como escolher o capacete certo? Vamos falar sobre isso em breve, continue a leitura.

O que é um capacete de segurança?

Antes de falarmos sobre o melhor tipo de capacete para sua equipe, vamos explicar primeiro o que é um Capacete de Segurança.

Ele é um EPI que tem como principal objetivo a proteção da cabeça do indivíduo contra impactos causados por quedas de materiais, batidas e até contra choques elétricos. O nível de proteção irá depender do material que é feito e do tipo também.

O Capacete de Segurança ou Capacete de Proteção, como também é conhecido, é fabricado em 2 partes que são chamadas de concha e suspensão.

A concha é a parte externa do capacete. Ou seja, é a estrutura que protege efetivamente o profissional. A suspensão é a parte que fica em contato com a cabeça, essa estrutura é responsável por evitar que o impacto ocasionado pelo acidente seja transferido para a cabeça do colaborador.

Tipos de Capacete de Segurança e finalidade de cada um

É possível encontrar no mercado diferentes modelos de capacete de segurança, mas todos se enquadram dentro de 1 das 3 classificações dadas pela NR6. São elas:

Esse modelo possui uma aba em todo o seu contorno que proporciona uma maior área de proteção contra objetos. Seu principal objetivo é reduzir o impacto causado por golpes no topo da cabeça.

Semelhante a um chapéu, esse modelo possui apenas uma aba na parte frontal com o objetivo de proteger o rosto e os olhos do profissional contra impacto de objetos.

  • Tipo III: Capacete de Segurança sem aba

Esse modelo de Capacete de Proteção não possui nenhuma aba, por isso, ele é conhecido como capacete de alpinista. Sua finalidade é promover proteção contra impactos na cabeça.

Como escolher o modelo de Capacete de Segurança certo para a sua equipe

Tão importante quanto oferecer esse EPI para os colaboradores da sua empresa, é oferecer o modelo certo.

O Capacete de Segurança é um item indispensável para profissionais que atuam em diversos segmentos como: obras, indústrias e atividades em altura etc., por isso, o seu uso deve ser feito em período integral.

Para escolher o modelo certo é preciso antes de tudo identificar quais são os riscos e ameaças presentes em cada departamento. Após analisar essas informações é preciso selecionar o modelo de acordo com os seguintes aspectos:

TIPO

Entenda qual dos modelos do tópico anterior (Tipo I, II ou III) é o ideal para cada função exercida dentro da empresa que você atua.

Classe

Além de tipos, os capacetes de segurança também são divididos os em classes: A e B.

A classe A é para uso mais geral como construção civil, mineração, manufatura e outros. Ele abrange todas as exigências de segurança para o profissional.

Esse modelo possui limitações quando se trata de atividades que envolvam eletricidade. Ele não é indicado para esse tipo de atuação.

A classe B é um capacete mais resistente e seu principal objetivo é garantir proteção e resistência contra choques elétricos.

Como você pode ver, não existe um EPI único capaz de proteger o indivíduo de qualquer tipo de ameaça. Por isso, é importante investir em equipamentos para cada região do corpo e adequados cada atividade. Nenhuma parte do corpo pode ficar desprotegida.

Agora que você já sabe o que precisa sobre Capacetes de Segurança, conheça todos os modelos que a Dimensional oferece para a sua equipe. Só clicar neste link e depois falar com os nossos especialistas!

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil a você e se precisar continuar esta conversa, deixe sua pergunta na área dos comentários!

Abraços.

Dimensional

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Segurança do Trabalho e Epis

Título: Com a Dimensional você Protege suas Mãos Sempre!

Segurança do Trabalho e Epis

Respirar com Segurança exige Proteção!

Segurança do Trabalho e Epis

Abril Verde: Sua Segurança em Primeiro Lugar!

Segurança do Trabalho e Epis

Luvas KryTech 563 MAPA Professional: A Escolha Ideal Contra Riscos de Cortes em Manuseios Complexos