Cabos especiais

Agronegócio, mineração, indústria, siderurgia, há cabeamento pra tudo!

cabeamento

Um sistema de cabeamento é essencial em qualquer empresa. No entanto, a forma como estão instalados os cabos que conectam os diversos dispositivos da rede afeta diretamente os resultados esperados, além de influir na eficiência de todo o sistema.

Nesse sentido, um sistema de cabeamento bem implantado faz toda diferença, reduzindo os problemas de rede mais comuns. Mas, afinal, como funciona e qual a sua importância? Continue a leitura e descubra agora.

O funcionamento de um sistema de cabeamento

Recebe o nome de cabeamento estruturado o sistema organizado de instalação de cabos transmissores de dados e de energia segundo padrões e normas de segurança. Por esse sistema, são distribuídos sinais de áudio, de vídeo, de telefonia, além de dados e da energia que alimenta todos os equipamentos empregados.

A implantação de um sistema de cabeamento estruturado (SCE) é feita apenas uma vez, de modo que não são necessárias modificações toda vez que se pretender incluir ou remover novos pontos na rede. Diversos pontos de acesso são instalados em lugares estratégicos para a demanda atual ou futura.

O SCE é constituído essencialmente por canaletas, que podem ser superficiais ou instaladas sob o piso ou teto (não aparentes). Nessas estruturas são instalados os cabos e, delas, saem os pontos de acesso.

Todos os cabos, com exceção daqueles de alimentação, seguem para um ponto central, onde se conectam aos switches. Esses equipamentos fazem a distribuição organizada do trânsito da informação na rede, enquanto a outra extremidade faz as conexões com os diversos pontos de acesso.

Por sua vez, o cabo de energização parte de uma fonte e segue paralelo aos demais cabos de dados e sinais. Nos casos de uso da tecnologia PoE (Power over Ethernet), um mesmo cabo de dados conduz também a energia para o funcionamento do dispositivo que alimenta.

No ponto central do sistema, servidores, switches, modems e outros equipamentos são instalados organizadamente em armários com portas de vidro e ventilação apropriada. Com isso, a verificação de qualquer um dos componentes fica muito facilitada e com menores riscos operacionais e de funcionamento.

Importância do cabeamento nos diversos segmentos

O sistema de cabeamento estruturado traz organização e eficiência para as empresas. Além disso, proporciona mudanças significativas no aproveitamento do espaço e do tempo para organizar movimentações de pessoal e de mobiliário quando são promovidas alterações nos ambientes onde operam facilitando as adaptações.

A maior parte dos problemas de rede enfrentados pelas empresas resultam da má estruturação do cabeamento e da instalação de seus respectivos pontos de acesso. Assim, quanto maior e mais complexas as instalações de uma empresa, mais cresce a necessidade de se manter uma infraestrutura de transmissão interna organizada.

Nesse sentido, a importância da organização promovida pelo SCE cresce com a melhor segurança que proporciona. Se, por um lado, não permite que cabos e conexões, assim como os switches e demais dispositivos, fiquem expostos, por outro, evita sua deterioração e riscos de curtos e acidentes pessoais.

Considere que um SCE é projetado para atender, pelo menos, pelos próximos 10 anos. Desse modo, os benefícios oferecidos por sua implementação resultam em significativa redução de custos ao longo do tempo.

Para fins de avaliação de sua importância na redução de custos, leve em conta os seguintes aspectos favorecidos, entre outros:

  • redução nas demandas por manutenção e suas despesas;
  • liberação da equipe de TI para outros atendimentos;
  • redução de horas paradas dos usuários;
  • vida útil prolongada dos equipamentos e acessórios;
  • melhoria na performance da rede;
  • redução na incidência de erros;
  • maior facilidade na integração das aplicações;
  • facilidade na gestão do parque informatizado.

Além das vantagens apontadas que ilustram a importância do SCE, considere ainda a imagem positiva de organização e eficiência da empresa. Você deve conhecer a má impressão que deixa, por exemplo, a visualização de um ambiente com fios escondidos atrás das mesas, parecendo um serviço inacabado.

Existem ainda os casos de fitas colantes sobre cabos no piso para evitar tropeços e outras iniciativas do gênero. Constituem verdadeiros ataques ao senso de estética e organização do ambiente de trabalho, não é mesmo?

Principais setores que necessitam de cabeamento bem estruturado

Quando se fala da necessidade de cabeamento estruturado, praticamente todos os segmentos estão incluídos, do agronegócio ao data center de uma grande corporação. Onde houver sinais de telefonia, áudio, vídeo e transmissão de dados, um SCE para pequena, média ou grande organização será o parceiro importante.

Assim, por exemplo, a chegada da Agricultura 4.0 e da Agricultura de Precisão tornou indispensável a implantação de um sistema central de informações. Na propriedade rural, hoje, operam tecnologias de dados das mais modernas.

Além da produção propriamente dita, envolvendo planejamento e controle do plantio, do manejo e da colheita, existem os sistemas de gestão da empresa rural para controle de insumos, sementes, veículos e máquinas, entre outros. Todas essas atividades envolvem estações de trabalho cabeadas e via wireless quando se trata de grandes propriedades.

No segmento industrial, em praticamente qualquer área, a infinidade de máquinas e equipamentos atualmente informatizados envolve uma demanda de conexão entre diversos dispositivos. Além, naturalmente, da área administrativa da organização e do monitoramento de segurança.

Como se vê, é uma necessidade quase universal e crescente, inclusive no ambiente doméstico. Assim, quanto mais se informatizam os processos e à medida que se implantam procedimentos digitalizados, maiores serão as demandas por um sistema de cabeamento organizado e eficiente como o SCE.

Implementação do cabeamento de forma assertiva na empresa

Inicialmente, a implantação de um sistema de cabeamento estruturado na empresa requer levantamentos e estudos da realidade local e de suas necessidades para que seja elaborado um projeto detalhado. Na verdade, o sistema de cabeamento estruturado é essencial para o planejamento de toda a infraestrutura de TI da organização.

Para um projeto de SCE, é necessário que a empresa disponha de uma rede elétrica dedicada, assim como de sistema de aterramento adequado. Esse é um aspecto do qual não se pode descuidar.

Com um projeto elaborado de modo a atender às necessidades de curto e de médio prazo, é hora de se contar com um fornecedor certificado e com profissionais experientes e habilitados para execução dos serviços de instalação. Também aqui não se pode fazer experiências.

Como se viu, o cabeamento é indispensável quando se trabalha com tecnologia e se pretende organização e eficiência na empresa, seja qual for o segmento avaliado.

Se você gostou deste post, não deixe de conhecer a importância de manutenção de cabos em espaço confinado.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Cabos especiaisMaterial elétrico

Espaguetes termocontráteis: porque nem só de fios e cabos vive uma instalação elétrica

Cabos especiaisMaterial elétrico

A Importância da Manutenção das Instalações Elétricas

Cabos especiaisFios elétricos

Energia renovável em indústrias e empresas: qual a importância de fios e cabos bem especificados?