Smart Building

Cabeamento estruturado e IOT: quais os impactos nas empresas?

Cabeamento estruturado e IOT

O uso da tecnologia no nosso dia a dia cresce cada vez mais, chegando a influenciar também na rotina e nos processos de empresas dos mais variados setores. Um dos grandes resultados desses avanços é a Internet das Coisas (IoT). Como o nome sugere, trata-se de um conceito que visa a interconexão digital dos objetos com a internet, fazendo com que funcionem em conjunto com a rede.

Paralelo à IoT, também temos o cabeamento estruturado. Quando ambas as tecnologias trabalham juntas, elas conseguem oferecer uma série de benefícios para os processos e resultados do negócio. Dessa forma, é importante se atentar a esses dois elementos e analisar maneiras de usá-los em seu negócio.

Pensando nisso, neste post, falaremos sobre o funcionamento do cabeamento estruturado em IoT para as empresas. Boa leitura!

O que é cabeamento estruturado?

O cabeamento estruturado é uma disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão. Essa prática pode e deve ser feita nos mais diferentes cenários que envolvam as redes internas de dados e telefonia.

A identificação física do cabeamento estruturado pode ser feita pela observação de um grande conjunto de cabos, aparelhos e conectores projetados para criar a melhor solução para a otimização do tráfego interno de informações e dados. Também tem sua grande importância e influencia na qualidade da conexão que é estabelecida entre a empresa e as redes externas.

Dessa forma, pode-se perceber a grande importância que o cabeamento estruturado possui para as organizações. Afinal, uma rede de cabeamento mal feita ou de qualidade baixa pode prejudicar toda a estrutura do negócio na recepção de sinais e circulação de dados entre os vários aparelhos internos, além da perda significativa no tráfego com as redes externas — cruciais para disponibilizar internet e telefonia.

Como a IoT impacta o cabeamento estruturado e as empresas em geral?

A Internet das Coisas é um dos principais assuntos a serem abordados dentro de empresas que prezam pela aplicação de soluções tecnológicas e inovadores.

Atualmente, ela atua como um bem necessário para agir em conjunto com as estratégias de negócio, sendo aplicada nos mais diversos setores das empresas, principalmente varejo, indústria e saúde. Quando se trata de cabeamento estruturado, o impacto também é grande e vale a pena procurar entender como ele pode ser beneficiado operando em conjunto com essa tecnologia.

A influência da IoT na rede

A rede se baseia em um conjunto de vários processadores conectados, que trocam recursos entre eles. A troca de informações se faz necessária entre os módulos processadores, o que torna possível a existência de mais tipos de redes.

Redes PAN (Personal Area Network), ou as chamadas redes de área pessoal, são destinadas para o uso em aparelhos que estejam perto uns dos outros, para que se comuniquem em uma distância mínima — como o Bluetooth.

Agora, quando se fala de Rede Local, ou também chama de LAN (Local Area Networks), trata-se de uma rede corporativa, capaz de interligar computadores situados dentro de um mesmo ambiente ou estabelecimento.

As redes MAN (Metropolitan Area Network), ou Rede Metropolitana, também devem ser lembradas. Não são tão comuns quanto as anteriormente citadas, porém, têm grande importância para o cabeamento, já que são responsáveis por conectar inúmeras redes locais a quilômetros de distância.

Por último, temos a WAN (Wide Area Network), também chamada de Rede de Longa Distância. Ela é marcada por ser capaz de cobrir uma área maior que as anteriores, podendo ter o alcance de um país ou continente inteiro.

O que observar ao realizar um projeto de cabeamento estruturado?

Quando se toma a decisão de realizar a esquematização e instalação de um projeto de cabeamento estruturado, é preciso considerar alguns pontos que devem ser observados. Dessa forma, torna-se possível usufruir dessa prática para favorecer a estratégia de negócios de sua empresa, sem que ela seja prejudicada.

Antes que a contratação do serviço seja realmente feita, é importante verificar se a empresa que prestará a assistência possui credenciais de fabricantes. Também é válido fazer uma pesquisa consultando os clientes que contrataram tal serviço recentemente. Com esse feedback, é possível ter uma boa base de confiança para partir para o próximo passo.

Outro ponto importante é a atenção com a rede elétrica e o aterramento. O sistema elétrico precisa ser dedicado, além de ter potência suficiente para suportar os inúmeros equipamentos conectados ao cabeamento estruturado. Isso é necessário para ter a certeza de que a rede elétrica conseguirá fornecer uma qualidade suficiente de potência, levando em consideração as condições após a implementação.

Além da rede elétrica, o aterramento também precisa de um pouco de atenção. Ele precisa estar sempre alinhado à rede, para que, dessa forma, ele consiga disponibilizar a segurança e proteção devidas, que são exigidas pelas normas da ABNT.

Também é de suma importância avaliar a competência do time de profissionais que a empresa parceira disponibiliza. Nessa avaliação, o foco principal deve estar em observar a experiência dos colaboradores com o cabeamento estruturado e na forma como são seguidas as normas técnicas.

Além da capacitação dos profissionais, outro ponto a ser observado é em relação à qualidade dos produtos e equipamentos a serem utilizados pela empresa contratada na implementação do cabeamento estruturado. Pode parecer bobagem, mas isso influencia totalmente na qualidade, na durabilidade e na capacidade da estrutura, podendo resultar em alguns problemas no futuro caso não apresentem a qualidade devida.

Como vimos, quando se conhece bem as metodologias da IoT e do cabeamento estruturado, e seguindo as dicas que apresentamos neste post, é possível extrair por completo os benefícios de cada uma das tecnologias, otimizando os seus resultados e aumentando a produtividade dos processos.

Dessa forma, é preciso ressaltar a importância de sempre contar com uma empresa que seja especializada no assunto e que aplique tais inovações de cabeamento estruturado em IoT da melhor maneira possível.

Gostou de conhecer a IoT e o cabeamento estruturado? Entre em contato com a equipe de profissionais da Dimensional e conheça as soluções que podemos oferecer para a sua empresa!

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Smart Building

Smart Building é a mais nova unidade de negócio da Dimensional

Smart Building

Descubra 5 Motivos para Instalar Nobreaks em Ambientes Hospitalares e Industriais

Cabos especiaisSmart BuildingWebinar

Webinar Furukawa: Conectividade Industrial

Cabos especiaisSmart Building

Entenda porquê a Conectividade é um dos Grandes Diferenciais da Indústria 4.0