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Análise de tráfego numa loja de varejo: para que serve?

análise de trafego numa loja de varejo

Você tem feito a análise de tráfego numa loja de varejo? Entender o fluxo de usuários e clientes que adentram a sua loja on-line e física pode ajudar bastante a desenvolver o seu empreendimento.

Neste texto, explicaremos para que serve esse dado e quais os benefícios de investir em tal análise, mostrando quais melhorias podem ser alcançadas com essa informação. Boa leitura!

Ajuda na adoção de melhorias para o varejo

Um dos primeiros benefícios é a ajuda na adoção de melhorias para o varejo, já que, entendendo o fluxo de pessoas e, consequentemente, os seus clientes, será possível entender como anda o mercado de varejo no seu nicho e analisar as melhores mudanças a serem empregadas.

Com o tráfego on-line, você ainda terá muito mais possibilidades, podendo entender de onde essas pessoas são, o que exatamente vieram procurar no seu site, além de outras informações relevantes.

É importante que diversos parâmetros e índices sejam analisados constantemente, pois essa é uma maneira eficaz de ter um conhecimento atualizado sobre o seu público e suas necessidades atuais.

Você poderá fazer melhorias tanto no seu site quanto em sua loja virtual, verificando quais pontos podem ser ajustados, como modificar os produtos que estão sendo vendidos, mudar características do site, entre outros pontos.

Ainda conseguirá alinhar os objetivos do seu empreendimento com as reais necessidades do público e, assim, aumentar as fidelizações e o número de vendas para o seu comércio.

Sua equipe também estará mais engajada, já que conhecerá melhor o tipo de público que estará lidando on e offline, e poderá prestar um atendimento personalizado e eficiente.

Você sabia que também é possível fazer a análise de tráfego de sites concorrentes? Assim, você poderá ter uma visão de como andam os negócios das outras empresas do ramo e quais as páginas mais acessadas pelo seu público.

Melhora as decisões

Outro benefício de acompanhar o fluxo de tráfego no seu varejo é o fato dessa informação ter um alto peso nas decisões tomadas pela sua empresa, já que ela auxilia a entender os desejos do público com relação ao seu empreendimento.

Imagine que você está pensando em comercializar um novo produto na sua loja virtual. Ao verificar o fluxo de acessos ao site, você percebeu que os produtos relacionados a esse item novo não estão sendo procurados pelo seu público.

Com isso, você percebe que não é uma boa ideia lançar esse novo item, já que muito provavelmente ele não terá um bom desempenho, pois não condiz com o que seu público deseja nesse momento.

A sua empresa começará a tomar decisões muito mais certeiras para seu desenvolvimento, uma vez que conseguirá se basear nos gostos da própria clientela para isso.

Auxilia na definição de novas estratégias

Além de tomar decisões, a análise de tráfego numa loja de varejo ajuda a propor novas estratégias. Com essa informação, é possível entender o que as pessoas gostam.

Por exemplo: ao fazer a análise de tráfego da sua loja virtual, você percebeu que muitos usuários estão acessando uma sessão específica do site, que vende certo tipo de produto.

Com isso, é possível deduzir que mais produtos daquela mesma categoria podem agradar aos seus clientes, e investir nessa estratégia seria uma boa forma de entender o seu público e o que ele espera.

Também é importante fazer uma sincronização entre os estabelecimentos físicos e on-line. O público não costuma diferenciar tanto nessa questão de gostos, entretanto, essas discrepâncias podem ocorrer e é importante que você as descubra o quanto antes.

Outra dica para aplicar uma nova estratégia é alinhar esses planos com os objetivos da empresa. Mesmo que seja algo que os clientes aparentemente aprovariam, pode não ser um produto que a empresa realmente queira vender ou que faça sentido com seu nicho.

Além disso, muitos produtos podem não passar de uma febre momentânea, principalmente quando a sua empresa é da área de roupas. Investir em uma tendência quando falamos de coleções atemporais pode não ser uma boa ideia, visto que ela logo será ultrapassada, mal durando por uma temporada.

Identifica erros

E se a sua empresa estiver vendendo os produtos errados para o seu público? Com a análise de tráfego, descobrir essa informação é possível, já que o fluxo de pessoas pode indicar que os produtos comercializados não estão agradando.

No meio on-line, a tarefa fica ainda mais fácil. Basta acompanhar a taxa de visualização das páginas individualmente, entendendo o que é menos e mais procurado.

Com isso, poderá reformular a sua loja e comercializar apenas os produtos que fazem sentido para seu público. Isso ainda auxilia na redução de gastos, já que você precisará lidar com menos produtos parados no estoque.

É importante fazer uma análise constante do tráfego. Até porque a preferência do público pode mudar rapidamente e, dessa maneira, o fluxo de pessoas diminuirá consideravelmente.

Então, é a hora de fazer novamente uma revisão dos produtos vendidos e comercializar os que estão chamando mais a atenção. Também vale fazer uma análise geral do mercado e da concorrência para verificar o que eles estão fazendo para manter seus clientes.

Com isso, você terá uma empresa de varejo sempre relevante no mercado e que sabe ouvir e entender o seu público. Isso ajudará até mesmo na experiência do cliente com relação aos serviços prestados.

Possibilita a expansão assertiva do negócio

Caso tudo corra bem, você ainda conseguirá expandir o seu negócio de maneira mais inteligente, levando em conta os gostos do seu público, revelados pela análise de fluxo.

Você poderá testar outros nichos dentro da sua área de atuação, comercializando produtos relacionados àqueles com os quais os seus clientes já se identificam. Assim, a fidelização é maior e as chances de atrair novos clientes também.

Para conseguir fazer a análise de tráfego numa loja de varejo, é preciso utilizar ferramentas que coletem essas informações, como a própria plataforma para construção de sites utilizada por você ou itens externos, como SemRush, Similarweb, entre outros sites que permitem essa análise de maneira gratuita ou paga.

Quer entender melhor como funciona a contagem de fluxo em lojas físicas? Então acesse este outro post em nosso blog e saiba mais!

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Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
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