Cabos especiaisMaterial elétrico

A importância dos cabos AFUMEX para a segurança da instalação elétrica

Quando será que um incêndio pode ocorrer por problemas elétricos?

São diversos os fatores que ocasionam um incêndio devido a problemas elétricos, um deles é o aumento excessivo de corrente.

A grande maioria das residências foram construídas entre 1970 e 1990. Caso as instalações elétricas desses locais não tenham passado por nenhum tipo de retrofit, certamente haverá um aumento excessivo de corrente. O que isto significa?

Significa que os cabos que foram instalados nas residências de 30, 40 ou 50 anos atrás foram dimensionados para suportar a carga de energia elétrica que seria consumida na ocasião.

Se naquela época 3 (três) tomadas em uma cozinha eram suficientes para atender a demanda de equipamentos utilizados, nos dias atuais, certamente essas três tomadas não serão suficientes para ligar todos equipamentos que temos atualmente.

Isto acontece também nas salas, quartos, banheiros e lavanderias, afinal, a quantidade de eletrodomésticos e eletroeletrônicos que uma residência possui hoje, é no mínimo 3 vezes maior do que antigamente.

Consequente, tal situação provoca um aumento excessivo de corrente, provocado por uma sobrecarga das instalações elétricas.

O que limita a capacidade de corrente de cabo?

Um dos fatores é justamente a isolação do cabo, ou seja, o material no qual o cabo é revestido. Dependendo do tipo de material utilizado para sua isolação, isto pode prolongar ou reduzir sua vida útil, que por sua vez compromete a capacidade de isolação do cabo.

A isolação do cabo precisa ser feita com produtos que não soltam gases tóxicos

Grande parte dos fios e cabos comercializados no mercado possuem sua isolação feita em PVC. Apesar de ser um material relativamente bom, barato, fácil de ser processado e possuir boa característica de não propagação da chama, há algo de ruim no PVC que é justamente a letra C – o Cloro.

O cloro em contato com a água gera o gás clorídrico, que emite uma fumaça preta tóxica, que irrita as vias nasais, dificultando respirar e enxergar as saídas de incêndio. Em pouco tempo as pessoas que estão nestes locais incendiados são intoxicadas, podendo vir a óbito.

No caso de um incêndio em locais de grande movimentação de pessoas, tais como cinemas, shoppings, edifícios comerciais e hospitais, o pânico das pessoas tentando encontrar a saída de emergência, e não enxergando absolutamente nada devido a fumaça tóxica, provocam estragos incorrigíveis.

Para garantir a segurança, principalmente em locais de grande afluência de público, a recomendação é instalar cabos elétricos não halogenados, ou seja, livres de gases tóxicos.

Cabos elétricos livres de gases tóxicos: a melhor solução para instalações elétricas seguras

Para garantir segurança nas instalações elétricas, a Prysmian Group oferece tecnologia inovadora dos cabos AFUMEX.

Produzido de acordo com a ABNT NBR 13248, o Afumex Green é o primeiro cabo do mundo revestido com plástico vegetal proveniente da cana de açúcar, o que o torna ecologicamente correto.

Essa característica faz com que os cabos Afumex Green sejam um dos mais seguros do mercado, pois evitam a propagação de fumaça preta. Além disto, emitem poucos gases tóxicos, em caso de um incêndio proveniente de uma sobrecarga na instalação elétrica.

Para os profissionais da área, um dos seus principais benefícios é ser extra deslizante, o que facilita sua instalação.

Além disso, os Cabos Afumex Green possuem dupla camada de isolação e maior resistência térmica (20% superior aos cabos tradicionais), suporta altas temperaturas (até 85°C graus), contribuindo para uma maior vida útil do cabo em situações de sobrecarga, minimizando a ocorrência de curtos circuitos, principais causadores dos incêndios em instalações elétricas.

Oferecer aos nossos clientes produtos sustentáveis faz parte da filosofia da Dimensional – uma empresa da Sonepar Group.

Tenha uma instalação elétrica segura e amiga do meio ambiente. Instale cabos AFUMEX GREEN da Prysmian Group e ajude a reduzir a emissão de CO2 na atmosfera.

Encontre nas lojas físicas e virtual da Dimensional ou faça um orçamento com a gente clicando aqui.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
Cabos especiaisMaterial elétrico

Aplicações e Importância dos Cabos de Média Tensão

Material elétrico

Importância do Uso do DPS na Prevenção Contra incêndios

Material elétrico

Quadros de Comando Legrand em Processos Industriais: A Escolha Certa

Material elétrico

O que são Curvas de Disjuntores?