Iluminação

8 ideias de iluminação criativas, únicas e legais

Luminárias são as jóias que complementam um quarto. É o brilho de toda a roupa, e é por isso que não deve ser uma reflexão tardia. Assim como móveis e decoração, a iluminação adiciona personalidade, ajudando a dar vida ao seu estilo.

A iluminação também é funcional. Pode ser indireto, desempenhando mais um papel ambiental, ou direto, ajudando a iluminar o caminho e permitindo que você continue com suas tarefas muito tempo depois que o sol se põe. E na maioria dos espaços, sempre deve haver uma mistura de direto e indireto para ajudar a iluminar adequadamente uma área e oferecer muitas opções radiantes.

Aqui estão oito ideias de iluminação a serem consideradas ao planejar seu próximo projeto e instalação de luminárias.

Luzes pendentes em materiais exclusivos

Luminárias pendentes são pequenas luminárias penduradas no teto por um cordão ou haste. Eles podem ser agrupados em pequenos grupos para fornecer iluminação direta acima das bancadas, digamos, sobre uma ilha de cozinha ou em um banheiro. Ou, as luzes pendentes podem ser usadas como uma peça de destaque para mostrar uma área e criar uma vinheta, como sobre uma pia de cozinha ou acima de uma banqueta aconchegante. Do rattan ao vidro soprado à mão, os pingentes vêm em diversos materiais, que podem adicionar textura e personalidade ao seu espaço.

Lustres atraentes

Maiores e geralmente mais caros do que as luzes pendentes, os lustres são o colar de diamantes chamativo das luminárias de teto. Enquanto, por definição, os pingentes têm uma lâmpada, os lustres incorporam muitas lâmpadas em uma luminária proeminente. Tradicionalmente, os lustres são um ponto focal, pendurados onde você deseja uma abundância de luz e deseja fazer uma grande declaração de estilo, como em uma entrada imponente e palaciana ou acima de uma mesa de jantar formal.

Para uma vibe mais moderna ou de meados do século, experimente um pingente de sputnik com globos de vidro saindo do centro como uma explosão mágica de estrelas. Ou, se você está tentando evocar a tradição, um lustre clássico em camadas com contas de cristal é sempre um vencedor testado e comprovado que adiciona um efeito dramático a um espaço.

Embutida ou semi embutida

Enquanto as luminárias são destinados a espaços volumosos, as luminárias embutidas e semi-embutidas são ideais para tetos mais baixos, onde não há muito espaço livre. As luzes embutidas são instaladas no teto, enquanto as semi-embutidas têm alguns centímetros entre o teto e a luminária. Essas luminárias ficam melhores em espaços com tetos baixos, como porões ou corredores. Procure por vidro colorido, formas geométricas ou outros padrões divertidos.

Iluminação de trilho

Inteligente para uma variedade de espaços e funções, a iluminação de trilho é altamente versátil, pois você pode ajustar a direção das cabeças para destacar obras de arte ou iluminar uma área da sala que precisa de mais iluminação. Se você alterar o arranjo de móveis ou a decoração, poderá ajustar facilmente o sistema de iluminação de trilhos para iluminar uma nova direção. 

A elegante iluminação de trilhos pode ser usada em um corredor para iluminar obras de arte, acima de uma mesa de bilhar na sala de jogos para iluminar seu jogo ou acima de uma ilha de cozinha para destacar sua preparação de alimentos.

Embutida

Se uma única luz de teto não fornecer iluminação suficiente para o seu espaço, considere instalar uma iluminação embutida. Escondidas no teto, essas luzes, que vêm em uma variedade de diâmetros, têm uma aparência minimalista e você pode agrupar várias em uma sala para obter a iluminação máxima. Eles também funcionam muito bem em porões ou corredores, onde você pode não ter espaço para um acessório pendurado. Nesse caso, a ênfase é menos no acessório em si e mais no efeito dramático que ele produz.

Ideias legais de iluminação de parede: arandelas

As arandelas são normalmente instaladas em múltiplos e fornecem excelente iluminação de destaque para um espaço. Você pode usá-los para iluminar seu caminho em um corredor escuro. Ou instale-os em torno de sua pia do banheiro ou ao lado de sua cama em vez de luminárias de mesa em mesinhas de cabeceira. E as arandelas são ótimas para salas pequenas, para que você não desperdice espaço valioso com uma mesa ou luminária de chão.

Ideias legais de iluminação de superfície

Tiras de Led

A iluminação ambiente percorreu um longo caminho, evoluindo para aplicações divertidas, como tiras de LED. E com a tecnologia inteligente, você pode controlar essas faixas de luz com um aplicativo ou até mesmo com sua voz. Prateleiras radiantes podem mostrar sua coleção de livros ou arte. Forrar um bar com tiras de luz ambiente pode adicionar uma vibração romântica. 

Para iluminação de armários de cozinha , aplique tiras de luz LED sob os armários ou em armários com vidro para adicionar uma camada de luz suave e indireta. E ao revestir sua escada com tiras de luz, você pode criar uma passagem segura e um efeito brilhante à noite sem acender a iluminação do teto.

Painéis de LED retroiluminados

Avanços recentes com iluminação LED levaram a painéis de iluminação flexíveis, que iluminam pedras semitransparentes como ônix ou quartzo. Esses painéis são instalados embaixo de tampos de bar ou bancadas de cozinha e podem até ser aplicados em paredes, backsplashes e lareiras para lançar um brilho luminescente.

Autor deste artigo

Empresa multinacional brasileira de venda e distribuição de Materiais Elétricos, Equipamento de Segurança, Infraestrutura de Rede, CFTV, Serviços Industriais, Automação e Iluminação que atende em todo o Brasil.
Leia também
IluminaçãoIluminação residencial

Iluminação Inteligente: como funciona a automação do sistema de iluminação?

Iluminação

Slim Perform da Philips: Tecnologia, Conectividade e Economia para o seu Negócio

Iluminação

Conheça as Principais Soluções para Melhorar a Eficiência Energética em Indústrias

AutomaçãoIluminação

Automação residencial para o varejo: o que muda com a retomada do público?